Connect with us

Padre Marcos

Em meio aos desafios da pandemia, população e profissionais discutem melhorias para o SUS em Padre Marcos

Publicado

em

Com a finalidade de avaliar as políticas públicas da saúde na atualidade, planejar e definir ações e diretrizes que melhorem os serviços, o município de Padre Marcos realizou nesta quinta-feira, 25 de novembro, a sua 9ª Conferência Municipal de Saúde.  

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, foi realizado no auditório da Câmara Municipal e reuniu profissionais de saúde, representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades de classe, que puderam exercer a democracia participativa e propor melhorias para as políticas de saúde local.

A cerimônia de abertura foi conduzida pela enfermeira Jannaína Alencar e contou com as presenças de autoridades como o prefeito José Valdinar, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de Saúde, Maria Lúcia, a presidente do Conselho de Saúde, Francimeiry Carvalho, o vereador Elton João, o secretário de Educação, Eraldo Carvalho, e o conferencista, o enfermeiro Átila Araújo.

Prefeito Valdinar

Em sua fala, o prefeito Valdinar classificou a Conferência como um momento importante para a gestão, o município e para a área da saúde. “O planejamento participativo tem que acontecer, e são em Conferências como esta que cada um de nós pode estar pontuando aquilo que entendemos que precisa ser melhorado, principalmente neste momento em que estamos passando, de pandemia, que foi enfrentado por todos, mas, sobretudo, pelos profissionais da saúde, que estiveram na linha de frente e foram fundamentais. Que possamos tirar um bom proveito desse momento”, disse, desejando a todos uma Conferência proveitosa.

Em seguida, o palestrante convidado, o enfermeiro Átila Araújo, ministrou a palestra magna da Conferência, que abordou o tema central, “Os enfrentamentos do SUS diante da nova realidade em decorrência da Pandemia”.

Conferencista Átila Araújo

Após a palestra, foi realizado um debate, e em seguida, divididos em grupos, os participantes discutiram os eixos temáticos – “Desafios na pandemia e pós pandemia”, “O papel do controle social no enfrentamento da pandemia”; e, “Saúde como direito”, a partir dos quais, elaboraram propostas, que foram apresentadas na plenária.

Participantes apresentam propostas na plenária final

Dentre outras propostas, o fortalecimento e a ampliação da assistência biopsicossocial no contexto da pandemia e pós pandemia; investimentos de recursos financeiros pela União, Estado e Município em prevenção, promoção e proteção à saúde; a intensificação do planejamento familiar; educação em saúde e uso racional dos serviços de saúde; a realização de reuniões ordinárias do Conselho Municipal de Saúde com periodicidade trimestral, bem como a garantia da capacitação de todos os membros do referido Conselho.

Todas as propostas foram aprovadas e serão levadas para a etapa estadual da Conferência de Saúde.

Aprovação das propostas

O evento encerrou com a certificação dos participantes.

Participantes são recebem certificado

A secretária de Saúde, Maria Lúcia, em nome da gestão municipal, agradeceu a todos que participaram do evento e contribuíram, por meio dos debates e elaboração de propostas, da melhoria dos serviços públicos de saúde.

Para a presidente do Conselho, Francimeiry, o envolvimento e participação dos usuários e trabalhadores na Conferência fez toda a diferença. “Esse é foi um momento de deliberação de ideias e projetos entre usuários, trabalhadores de saúde, representantes e autoridades”, disse.

Publicidade
Francimeiry faz avaliação positiva da Conferência

Ela, que é trabalhadora da área da Saúde, defendeu o Sistema Único de Saúde. “Precisamos defender o SUS. Em meio à pandemia, a estrutura robusta de acolhimento do SUS foi e é a melhor carta que temos em mãos no combate ao vírus nesse período de pandemia”, pontuou.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS