Connect with us

Padre Marcos

“Vim do movimento sindicalista, agricultura sempre foi e será prioridade”, diz prefeito de Padre Marcos em entrega de mudas de caju e sementes de milho para agricultores

Publicado

em

A Prefeitura de Padre Marcos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em continuidade às ações de apoio e incentivo ao homem do campo, realizou neste sábado, 09 de março, a entrega de mudas de caju e de sementes de milho para agricultores familiares do município.

O ato aconteceu na sede da Secretaria de Agricultura, contemplando centenas de agricultores, com a distribuição de 4. 800 mudas de caju anão precoce e três quilos de sementes de milho entregues para 180 agricultores.

A entrega foi realizada pelo prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, além da participação de toda a equipe da Secretaria de Agricultura, bem como estiveram presentes os vereadores Iranildo Carvalho (presidente da Câmara), Antônio Chiquinho, Irmão Helton, o secretário de Educação, Eraldo Gomes, dentre outros.

Em entrevista, o prefeito Valdinar Silva, destacou além dessa, outras ações já realizadas pela gestão em prol da agricultura familiar, como a limpeza de 300 barreiros em 2023, sendo alguns comunitários, que com as chuvas intensas registradas nesses últimos dias, permitirá que o homem do campo, tenha água para os animais.

Valdinar reforçou que o trabalho de limpeza dos reservatórios de água, será ampliado esse ano. “Vamos estar recebendo mais uma máquina retroescavadeira e, partir de setembro, vamos fazer cadastro das pessoas que quiserem refazer a limpeza de seus barreiros quando secarem, nossa intenção é limpar cerca de 400 barreiros”, disse.

O prefeito relatou ainda sobre o trabalho em parceria com o Sindicado dos Trabalhadores rurais, e com Associações, na qual são beneficiadas com o programa de Compra Direta, bem como a entrega de cestas básicas, distribuições de água em carros-pipas. “São várias ações desenvolvidas, dando todo suporte que os agricultores rurais precisam”, explicou o gestor.

Valdinar destacou o compromisso de trabalho da gestão em prol dos agricultores do município. “Vim do movimento social do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, nossa linhagem é a agricultura familiar, a agricultura sempre foi e será prioridade, o agricultor de Padre Marcos pode ter certeza, se precisar, estamos aqui para ajudar”, afirmou o prefeito.

O agricultor Adriano, que reside na Chapada do Jiló, demostrou sua alegria e gratidão pela iniciativa da gestão e destacou a importância da entrega das mudas de caju. “Minha propriedade fica situada em uma chapada (área de terra propícia para plantio de caju), e vejo essa ação como muito importante, pois em 2018 recebi quatros mudas e deu resultado, e essas mudas que estou recebendo hoje, vão trazer muitos frutos para minha casa e futuramente o prefeito vai lá em casa, tomar o suco do caju que será gerado desse pé (muda de caju) aqui”, disse.

O agricultor Geovaldo, recebeu sementes de milho e várias mudas de caju. “A gestão ajuda muito nós agricultores, a gente agradece pelo suporte e apoio”, disse.

Na ocasião, foi lançada a campanha de vacinação contra a febre aftosa, que nesta etapa de 2024 foi antecipada de maio, para o mês de abril. Na oportunidade, foram feitos cadastros, bem como emitidos e entregues certificados de vacinação animal para os agricultores.

A Secretaria de Agricultura, além das diversas ações desenvolvidas, dá suporte aos produtores do munícipio, no qual conta com o trabalho e acompanhamento do médico veterinário Abdias Último, que atende aos sábados no município.

Na oportunidade, ele fez um alerta para os agricultores, sobre os prazos da campanha de vacinação contra a febre aftosa. “Especificamente, esse ano de 2024, a campanha de vacinação contra a febre aftosa, foi antecipada para o mês de abril, encerrando dia 30, não havendo prolongação de prazos. Ressaltar, que estamos aqui aos sábados, de 09h ás 13h30, fazendo emissão de GTA, certificação da vacinação contra a febre aftosa, dentre outras demandas, inerentes a defesa sanitária animal”, disse.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS