Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS | Câmara aprova reajuste salarial dos professores da rede municipal

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou mais uma sessão ordinária no último sábado (5), presidida pelo vereador Saulino Reis (PSDB). Na ocasião, no primeiro expediente, foi aprovado  o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal, que concede reajuste salarial aos professores da Rede Municipal de Ensino, atualizando ao piso salarial do magistério.

A matéria tramitou nas Comissões permanentes da Casa e recebeu parecer conjunto favorável. Com a aprovação unânime do plenário, o novo piso salarial dos professores da Rede, com carga horária de 40 horas semanais, passa a ser de R$ 2.135,64.

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram, também por unanimidade, a indicação de autoria do vereador Wilson Vieira, do PTB, que solicita que o Poder Executivo que faça um trabalho de conscientização e disponibilize coleta de lixo da localidade Morcego, no mínimo uma vez por semana.   O objetivo, segundo o autor, é melhorar  as condições de vida dos habitantes da referida localidade, evitando a disseminação de doenças e eliminar possíveis focos do aedes aegypti.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa. O primeiro a se pronunciar foi o vereador Cornélio Edmundo (PMDB), que fez um breve pronunciamento cobrando informações sobre as obras de calçamento. “Queria informações sobre o calçamento que dá acesso a Rua Salustiano, onde foi feita apenas uma parte. Se será feita só aquela parte ou se projeto inclui a rua toda?”, indagou.

DSC_1127

Wilson Vieira, do PTB, em seu pronunciamento, ressaltou que continuará a cobrar melhorias para os problemas existentes no município.  “Estamos iniciando nossos trabalhos e continuarei a cobrar e a relatar os problemas existentes, e a cobrar a resolução os mesmos”, disse.  Ele cobrou a reconstrução do banheiro público que foi demolido. O parlamentar lamentou a o falecimento recente de pessoas do município. “Quero aqui homenagear alguns patoenses que perdemos recentemente, como o José Milson,  que não morava em Patos, mas que visitava nosso município todo final de ano, e também  Jorge Teixeira,  a quem aprendi desde de pequeno a chamar de avô”.

Publicidade

DSC_1108

Wilson encerrou seu pronunciamento com uma homenagem as mulheres pelo dia Internacional da Mulher. “Quero homenagear todas as mulheres, principalmente, minha mãe, esposa e irmã, e  todas as mulheres patoenses. A mulher é um exemplo de amor perseverança, coragem, determinação e inteligência. Parabéns  pelo seu dia!”, concluiu.

DSC_1119

Em seguida, se pronunciou o vereador José Hélio (PDT), líder do prefeito na Câmara. Ele iniciou falando sobre a conclusão de obras de piçarramento de estradas do município. “Sabemos da dificuldade do nosso município, muitos problemas e dinheiro pouco para resolver os mesmos, mas a nossa gestão, dentro possibilidades, está fazendo o que pode”, disse, citando como exemplo, o  piçarramento da estrada do Saco da Ema, que foi  concluída essa semana. “Que bom seria se tivéssemos recursos para  dar andamento em todas as obras que estão paradas em nosso município”, pontuou.

Helinho esclareceu ainda sobre as obras paradas.  “Sobre o calçamento quando foi para vir o topógrafo, eu acompanhei pessoalmente a medição. Foi feito uma parte do trecho e, posteriormente, vai ser feito outro Projeto para terminar a avenida. O  que sei no momento, mas vou procura me informar melhor. A questão do banheiro público é algo que muitas pessoas perguntam, e muitas vezes a gente fica sem ter o que dizer , porque na minha humilde opinião, não era para ter sido derrubado os banheiros”.

O parlamentar voltou a fazer críticas ao governo do Estado. “O governador nos prometeu e assinou várias obras que até hoje não foram concretizados, como a reconstrução dos banheiros, a reforma das  praças, os quiosques, entre outras. Enfim,  a gente tem esperança que faça”.  Deixou, também,  votos de pesar  a família de  Milson, como também, de  Jorge Teixeira. E concluiu  parabenizando sua  mãe, esposa, filha e a todas as patoenses pelo dia da mulher.

DSC_1134

O vereador Francisco Oséias (PTB) justificou a ausência da sessão passada e agradeceu pelo o início de mais um ano legislativo, reafirmando seu compromisso de atuar para contribuir com o desenvolvimento do município. “Quero parabenizar o presidente pelo novo pleito e dizer que estamos juntos para que possamos cada vez mais trazer o melhor para este município”, afirmou.

Publicidade

O vereador ainda parabenizou o colega Wilson pela indicação, salientando ser de grande importância.  Também deixou votos  de pesar a família de  Jorge Teixeira e encerrou  parabenizando as mulheres pelo seu dia e manifestando  satisfação por  participar de mais uma sessão. “Me alegra cada vez que venho a esta Casa Legislativa, principalmente, quando  temos uma sessão tranquila e sem divergência”. O parlamentar  pediu a participação da pessoas na sessão, pois segundo ele,  é importante a participação das pessoas para que conheçam  o  trabalho dos  vereadores.

DSC_1144

O presidente da mesa diretora da Casa, Saulino Reis (PSDB), fez um breve em discurso. O parlamentar apenas dirigiu agradecimento aos vereadores. “Agradecer a todos os parlamentares, porque foi uma sessão satisfatória, onde as indicações foram todas aprovadas. Que possamos continuar sempre assim, com  a capacidade que têm  e o trabalho que vocês querem fazer pelo município. Com certeza, teremos bons resultados, e no que depender de mim, estarei sempre apto a ajudar”, disse.  Ele também parabenizou as mulheres pelo seu dia e encerrou com votos de  pesar pela morte de  Jorge Teixeira.

Veja imagens da sessão:

DSC_1092 DSC_1148 DSC_1144      DSC_1117 DSC_1114 DSC_1111  DSC_1106 DSC_1104 DSC_1103 DSC_1102 DSC_1100 DSC_1098 DSC_1097 DSC_1096 DSC_1094

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS