Connect with us

Picos

Secretaria de Saúde de Picos promove ações alusivas ao Dia de Combate ao Tabaco

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretária de Saúde, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, promoveu uma ação educativa sobre os malefícios do uso do cigarro para os moradores do bairro Pantanal e pacientes que integram Programa Nacional de Controle do tabagismo da própria UBS.

A iniciativa foi realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Pantanal, onde os profissionais de saúde como dentistas, enfermeiros e médicos conversaram com esses participantes e tiraram suas dúvidas sobre o uso e o processo de desintoxicação do cigarro, que é quando os usuários iniciam o tratamento para deixar de usá-lo.

Sobre a ação, o Coordenador da Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark, explicou que a ação ocorre em virtude da luta contra o tabagismo, conscientizando a população sobre os usos e abusos do cigarro. “Hoje estamos comemorando o Dia Mundial sem Tabaco, que oficialmente é amanhã, mas começamos as ações com antecedência. Onde fazemos um trabalho voltado a conscientização da população sobre os malefícios dos usos e abusos do cigarro. Então nós temos um grupo de apoio para parar de fumar, e por causa deles principalmente, viemos para trazer diversas informações a eles sobre os benefícios da cessação do tabagismo”, disse o Coordenador.

Coordenador da Saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo, Andreolly Mark (Foto: Roberto Oliveira)

A enfermeira da UBS do bairro Pantanal, Anage Félix, ressaltou a importância do grupo de pessoas que utilizam do programa de controle ao tabagismo, e destacou a principal dificuldade que os pacientes encontram para abandonar o uso do tabaco.

“A ação da luta ao tabagismo é sempre um desafio para a gente que cuida da saúde da família, porque precisamos que o paciente se reconheça como tabagista e como depende do uso do tabaco e ele queira participar desse programa, então durante as reuniões eles compartilham suas experiências dificuldades, porque não entregamos apenas a medicação nesse processo, nós também fazemos parte desse programa. Marcamos as reuniões, para que em conjunto com uma equipe multidisciplinar de apoio formada por psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos e médicos, justamente por ser uma equipe preparada para auxiliar na luta contra o tabagismo”, esclarece.

Anage Félix, Enfermeira (Foto: Roberto Oliveira)

Integrante do programa antitabagismo, Maria José de Melo, destacou a importância das reuniões para que ela deixasse de fumar. “As reuniões me ajudaram muito a deixar de fumar, porque se não fossem elas e do tratamento que recebemos através dela, os adesivos no meu caso, teria sido mais difícil para mim e hoje graças a Deus eu não uso o cigarro há 6 anos”, afirmou.

Publicidade
Integrante do programa antitabagismo, Maria José (Foto: Roberto Oliveira)

Veja mais imagens!

Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS