Connect with us

Pio IX

Programação especial para mulheres de Pio IX é promovida pela gestão de Silas Noronha. Veja como foi

Publicado

em

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado em grande estilo na cidade de Pio IX durante este fim de semana. O esporte, a saúde física, a música, o conhecimento, foram vivenciados proporcionando qualidade de vida com entretenimento, diversão e lazer. Tudo isso festejado nos dias 08 e 09 de março pela população, preparado pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra.

As atividades que foram realizadas durante dois dias na reflexão do tema “Mulher nordestina: bela, resistente e valente. Por onde passa deixa sua marca” contou com apoio das Secretarias de Educação por meio do Departamentode Arte e Cultura, da Saúde e da Assistência Social, e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O prefeito Silas Noronha falou sobre a importância da mulher na sociedade. “As mulheres são muito importantes na sociedade, pois elas têm uma sensibilidade particular e merecem estar nos espaços públicos. Parabéns a todas as mulheres de Pio IX. Preparamos toda essa programação especialmente para vocês”, destacou Silas.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é acenderluzes2023pioix-63.jpg
Prefeito Silas Noronha e o vice-prefeito Etinho Bezerra

O vice-prefeito Etinho Bezerra que defende o direito das mulheres disse que elas devem estar sempre na condução de órgãos e instituições públicas. “Parabéns a todas as mulheres de Pio IX. Somos orgulhosos em ter vocês conosco sempre lutando por uma cidade melhor”, disse o vice-prefeito.

Programação

A programação especial para as mulheres iniciou na sexta-feira, 08. A primeira atividade foi o torneio de futsal feminino com participação de seis equipes tanto da sede quanto da zona rural do município. Os times que disputram o torneio são: Bets, Pio IX, UPB, Fênix, Mãos Solidárias e São Luís.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tormeiofutsalpioix-75.jpg

A grande final foi decidida entre Pio IX e Bets. Pio IX venceu por 1 a 0 e faturou o título. Após os jogos aconteceu a entrega de premiação (melhadas e troféus) na quadra poliesportiva “O Alencarzão”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tormeiofutsalpioix-84.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tormeiofutsalpioix-1.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tormeiofutsalpioix-2.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tormeiofutsalpioix-3.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é tormeiofutsalpioix-4.jpg

O empreendedorismo teve destaque com a realização de palestras com consultoria do Sebrae sobre o tema “O poder da mulher empreendedora” no Espaço do Empreendedor. Sobre o tema quem ministrou a palestra foi a consultora, Fran Araújo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é paltressevrapioix2024-9.jpg
Palestrante Fran Araújo

O evento teve como objetivo auxiliar mulheres a expandirem seus empreendimentos e contou com as presenças da vereadora Eliane Bezera, da diretora do IFPI de Pio IX, Raimundinha Ferreira, e do agente de desenvolvimento do Sebrae, George Arrais.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é paltressevrapioix2024-6.jpg
Vereadora Eliane Bezerra ao lado esquerdo da imagem
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é paltressevrapioix2024-2.jpg
Agente de Desenvolvimento George Arrais
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é paltressevrapioix2024-14.jpg
Diretora do IFPI de Pio IX, Raimundinha Ferreira, ao lado esquerdo da imagem

O Beach Tennis que vem crescendo a cada ano em todo o Brasil também foi destaque nas festividades da mulher. O evento muito bem aceito aconteceu na Vila Beach, no sábado (09). Após as partidas todas as atletas receberam medalhas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é bexhtenispioix-7.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é bexhtenispioix-3.jpg

Paralelo ao Beach Tennis, houve a corrida de rua às 16h30min. As maratonistas receberam medalhas de participação.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é zumbapioiz-10.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é zumbapioiz-5.jpg

Um aulão de zumba também foi ministrado com o objetivo de trabalhar a saúde física das mulheres de Pio IX. A atividade mistura movimentos aeróbicos com ritmos e coreografias como a salsa, mambo, merengue e reggaeton, promovendo o condicionamento físico de forma geral, com maior destaque para o treino cardiovascular e a região das pernas e glúteos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é zumbapioiz-9.jpg
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é zumbapioiz-1.jpg

Na praça José Antão de Alencar, a Pracinha da Igreja, como é conhecida, durante a noite, Alexandra Bezerra conduziu um diálogo sobre o tema “O enfrentamento à violência contra a mulher: dilemas e perspectivas”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é palestrapioixdiadamuljer-24.jpg

Prosseguindo com a programação, além da orientação repassada por Alexandra, a noite foi abrilhantada com muita música ao vivo e de qualidade com o grupo piononense Rosa de Jericó e a participação especial do cantor picoense Rômulo Jr.

Antônio Carlos do grupo Rosa de Jeircó
Cantor picoense Rômulo Jr.

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917. No dia 8 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II.

Publicidade

Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como “Pão e Paz”. Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

Veja todas as fotos do último dia e das outras atividades

Beach Tennis e Zumba

Torneio de Futsal

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS