Connect with us

Santana do Piauí

Encontro Pedagógico abre segundo semestre letivo em Santana do Piauí

Publicado

em

No segundo dia do Encontro Pedagógico que abre as atividades da Educação Municipal de Santana do Piauí, os profissionais se reuniram na manhã desta terça-feira (08), na Escola Pascoal Borges. Promovido pela Prefeitura de Santana por meio da Secretara de Educação, o evento iniciou com a acolhida, momento de oração, dinâmica, boas-vindas, apresentação e discussão acerca da pauta de planejamento.

Na acolhida o momento de orações, seguido da dinâmica desenvolvida onde foi apresentado um vídeo intitulado como “A viagem”, exibido pela coordenadora da Educação Infantil no Município, Sandra Leal. A profissional explica que o conteúdo retrata sobre planejamento.

“Esse vídeo serviu para reflexão sobre o planejamento de forma geral da vida. Nossa vida é uma viagem e precisamos ter em mente sobre o que levar. Dentro desse processo colocamos os sonhos e o que será priorizado. No entanto, nessa viagem muitas dificuldade irão aparecer fazendo com que escolhêssemos alguns sonhos tendo que desfazer de outros. Foi com essa metologia que refletimos sobre nossa vida e assim ocorre na sala de aula, pois o aluno é um sonhador. É preciso termos o cuidado com nossos alunos porque é importante que as aulas sejam planejadas no sentido das prioridades a serem trabalhadas resultando em uma boa aprendizagem”, descreveu Sandra.

Após a apresentação da dinâmica ocorreu o momento de boas-vindas feito pela coordenadora Joseane Leal que coordena as escolas Armínio Monteiro de Moura no povoado Queimada da Ema, Ferreira Santos Brito no povoado Barro e a escola Antônio Mariano da Cunha, em Lagoa Seca. Joseane fez a explanação da pauta de planejamento para retomada do período letivo no segundo semestre.

A pauta de planejamento do Encontro Pedagógico abrange os seguintes pontos: calendário escolar-início das aulas, dias letivos, sábado letivo, semana de avaliação, datas comemorativas; assuntos pedagógicos – análise da realização do simulado, planejamento de acolhida do aluno primando pela qualidade e transparência garantindo a este um sentimento positivo e bem-estar de acolhimento; continuação das atividades voltadas para as olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática e SAEB; verificação do guia de orientação das olimpíadas referente às datas; planejamento de aulas; planejamento de atividades alusivas às comemorações do dia do estudante; contamento de histórias e brincadeiras folclóricas; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020 destinado aos anos finais do Ensino Fundamental; comemoração do dia 07 de setembro – empenho de toda equipe escolar nas atividades alusivas, planejamento e organizações dos Pelotões e caracterizações limitadas.

Publicidade

A coordenadora Joseane enfatiza que planejamento deve ser feito devido a sua importância e obtenção de resultados positivos.

“Se a gente não se planejar não teremos o resultado desejado perante o aluno. Como profissional temos que planejar a nossa aula e o que não pode acontecer é apenas pegarmos o livro e irmos para a sala de aula. Se não tivermos planejamento e organização certamente não terá qualidade no aprendizado”, recomendou a professora.

Em relação ao conteúdo, Joseane ressaltou que deve ser explorado o máximo possível porque nos livros didáticos estão de forma resumida.

“O conteúdo apresentado no livro é bem resumido e serve para que o professor busque novas informações acerca do tema. É necessário termos um leque de informações para prepararmos aula de modo que o aluno aprenda. Não se pode ficar focado apenas no livro didático”, enfatizou.

Participando da segunda etapa do Encontro Pedagógico, o professor Washington Rodrigues, da Escola Municipal Ferreira Santos Brito, localizada na comunidade Barro, na zona rural, falou sobre o encontro e qual importância do planejamento.

Publicidade

“Uma aula para ser bem ministrada precisa ser planejada. Nossa prefeita e professora que é muito bem capacitada no setor, tem investido nesse segmento juntamente com os coordenadores e palestrantes capacitados que por aqui passaram. Esse é o foco porque o planejamento direciona aonde queremos chegar e o sucesso do resultado”, frisou.

Complementando as palavras do professor, a secretária de Educação, Maria Inês Leal, reforça o quão importante é uma aula bem planejada.

“O planejamento é essencial para uma boa aula e certamente terá um resultado positivo tanto para o professor quanto para o aluno. Deve-se haver planejamento porque ele direciona e norteia ao bom aproveitamento. Isso serve também para o nosso cotidiano”, pontuou a secretária de Educação de Santana do Piauí.

 

Após a explanação geral, os grupos se dividiram referentes a cada escola para discutirem a retomada das aulas que inciarão nesta quarta-feira (07) agosto.

Publicidade

Durante toda esta segunda – feira (06) ocorreu o primeiro dia do Encontro Pedagógico realizado também no mesmo local e contou com momentos de reflexão, palestra motivacional e planejamento.

Durante a programação do Encontro Pedagógico as escolas municipais foram abastecidas com a merenda escolar.

Matéria Relacionada: -Educação de Santana realiza Encontro Pedagógico 2019.2 com palestras e momentos de reflexão; fotos

Mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS