Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

Prefeito Dr. Karlão inicia Mutirão da Catarata em Santo Antônio de Lisboa

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, na gestão do prefeito Dr. Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão, iniciou o Mutirão da Catarata, nesta quinta-feira, 21 de março.

Aproximadamente 200 pessoas entre homens e mulheres residentes na sede e na zona rural do município, estiveram na Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente para realizarem exames de triagem.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Kelvane Leal, a ação é desenvolvida através de parceria entre Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e gestão municipal que investe com contrapartida.

“O prefeito Dr. Karlão sempre pensando no povo de Santo Antônio de Lisboa investiu nessa importante parceria para cuidar da saúde das pessoas”, disse Kelvane.

O prefeito Dr. Karlos Leal Gomes enfatizou a importância do atendimento que facilita o acesso ao procedimento sem precisar se deslocar para outros centros urbanos. O gestor destacou que Santo Antônio de Lisboa abraça a causa e agradeceu o apoio do governo do Piauí.

“É de grande importância essa ação em nosso município porque os idosos não vão precisar ir para outras cidades. Com esse mutirão certamente a saúde ocular das pessoas será restabelecida”, destacou o prefeito.

Triagem

Nesta etapa, os pacientes foram submetidos a triagem com os exames de ceratometria e microscopia especular de córnia.

A ceratometria realizada por meio de um auto refrator foi conduzida pela técnica de Enfermagem, Diana Carvalho. O exame tem como finalidade definir o grau da lente intraocular que será usada na cirurgia de catarata ou para cálculos de lentes de contatos, como as rígidas.

A microscopia especular de córnia foi conduzida pelo técnico de Enfermagem, Paulo Silva. O exame é rápido e não invasivo. O procedimento é feito com o auxílio de um microscópio digital que registra e amplia a imagem da parte interna da córnea, para a análise de um médico oftalmologista.

Os pacientes também são orientados pela coordenadora da Atenção Básica de Santo Antônio de Lisboa, enfermeira Tânia Carvalho, a se dirigem com acompanhantes no dia da cirurgia portando documentos pessoais, bem como evitar usar acessórios como brinco, não deixar de tomar medicação contínua no dia a dia, se alimentar normalmente e utilizar roupas leves.

Coordenadora da Atenção Básica Tânia Carvalho

Tânia orienta também, que, caso o paciente apresente sintomas de gripe, deve relatar à equipe de proifissinoais para avaliação que vai decidir continuidade ou não da cirurgia.

A data das cirurgias de catarata ainda não foram definidas de acordo com a coordenadora. Ela ressaltou ainda que o paciente será contatado pelo telefone informado ou comunicado através do agente comunitário de saúde (ACS).

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS