Connect with us

Simões

Câmara de Simões realiza Sessão Solene e homenageia o ex-prefeito Avany Josias de Carvalho

Publicado

em

Esta segunda-feira, 25 de dezembro, foi de despedida na cidade de Simões. Em uma manhã marcada por comoção, familiares, amigos, autoridades políticas, e a população simonense, deram o último adeus ao saudoso Avany Josias de Carvalho, ex-prefeito do município.

Seu Avany Josias faleceu no último domingo (24), aos 92 anos de idade. Ele é pai da atual secretária de Assistência Social de Simões, Rúbia Moura, e tio da primeira-dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas.

Em homenagem a ele, a Câmara Municipal de Simões realizou no Plenário Vereador Pedro Raimundo Félix, uma Sessão Solene Póstuma, que marcou o adeus ao simonense.

O presidente da Câmara, vereador José Aparecido de Morais, abriu a sessão saudando a todos os presentes e logo em seguida, em uma homenagem do Poder Legislativo, os vereadores Amâncio Lopes e Pedro Custódio colocaram sobre o caixão a bandeira do município.

Logo em seguida foi executado o hino do município e depois, o vereador Luciano César apresentou a biografia do senhor Avany. Ele nasceu em 31 de maio de 1931, na Fazenda Malhada Bonita, em Simões, filho de Josias Bartolomeu de Carvalho e Maria Adelaide de Carvalho.

Seu Avany casou-se com Maria Nunes Moura de Carvalho no ano de 1960, com quem teve nove filhos. Foi agropecuarista e comerciante de destaque na cidade, além dos relevantes serviços prestados como gestor municipal nos anos de 1971 e 1972, com destaque para a construção e inauguração da U.E Silvia Coutinho e por trazer a energia elétrica para o município.

“Está nos deixando fisicamente, mas com um legado de amor, respeito e dignidade. Estará presente em nossas vidas através da saudade e boas lembranças da convivência diária. Sempre acolheu sua comunidade com afeto e prontidão” diz trecho da mensagem lida.

Após, a palavra foi facultada e vereadores se pronunciaram e homenagearam Avany. O prefeito José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, em sua fala, enalteceu o político e cidadão que seu Avany foi.

Publicidade

“Nesse momento quero estender meus sentimentos à família de seu Avany e a de dona Clotildes. Duas perdas irreparáveis no município. Seu Avany, ex-prefeito de Simões, que mostrou seu trabalho e dignidade. Criou seus filhos, educava com respeito e tenho certeza que seu ligado fica na mente de cada um de seus filhos e na nossa cidade de Simões, pelo trabalho prestado como ex-prefeito e cidadão, agropecuarista, criador, comerciante, que deixou seu legado de grande importância no município. Seu Avany, sem nenhuma dúvida, parte deixando a marca de um cidadão que fez o bem pelo nosso município”.

A secretária municipal de Assistência Social de Simões, Rúbia Moura, que é filha de seu Avany, fez agradecimentos e falou com amor sobre o pai. “Não poderia deixar de agradecer aos vereadores por essa homenagem tão bonita, ao prefeito, a vice-prefeita. Agradeço em nome da minha família.[…] Ele tinha muito amor pela gente. Nos corrigia muitas vezes. Ele fez o papel de pai verdadeiramente, papel de corrigir, educar, orientar e amar. Uma das maiores certezas que temos é do amor dele por cada um dos filhos. E Deus foi tão bom conosco que nos deu a oportunidade de sermos um pouquinho de pai e mãe dele, quando ele desenvolveu Alzheimer. Aquela casa tudo lembra ele, porque ele ocupava todos os espaços. Hoje, a principal coisa que temos que fazer é agradecer a Deus pelos 92 anos de vida dele, pois foram anos bem vividos”.

Após a sessão, o corpo de seu Avany foi conduzido em cortejo até a Igreja Matriz de São Simão, onde foi realizada a celebração conjunta de corpo presente. A missa foi também voltada a Clotildes Maria de Carvalho, irmã de seu Avany, que também faleceu no domingo (24).

Presidida pelo padre Edivaldo Silva, a missa foi marcada por muita comoção e contou com momentos de oração, preces e homenagens.


Facebook

MAIS ACESSADAS