Connect with us

Simões

Prefeitura de Simões promove oficina sobre parto normal e entrega kits de enxoval para gestantes na Semana do Bebê

Publicado

em

Dando continuidade as ações da Semana do Bebê, a Prefeitura de Simões, por meio das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, promoveu uma oficina sobre parto normal e realizou a entrega de kits de enxoval. A ação teve como público alvo os médicos e enfermeiros do município, além das gestantes e redes de apoio.

Na ocasião, a oficina foi conduzida por duas enfermeiras obstetras, que fazem parte da equipe do Centro de Parto Normal (CPN) de Picos, sendo elas: Emanuela Leal e Angélica Luz. O momento teve como objetivo desmistificar o trabalho de parto e incentivar o parto normal, além de demonstrar técnicas que ajudam a evolução do trabalho de parto, as enfermeiras mostraram fotos da estrutura física do CPN.

Na oportunidade estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Saúde de Simões, Isamária Dantas; a articuladora do Selo Unicef, Ana Gardênia; o médico da família, Dr. Bastista e o médico do PSF, Dr. Robson; enfermeiras do Centro de Parto Normal de Picos; representantes da Assistência Social, além de gestantes e parceiros.

De acordo com a primeira-dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, a oficina ocorre após os profissionais participarem de visita técnica ao Centro de Parto Normal. Segundo ela, o local é bem equipado e gestão indica e passa informações de funcionamento para as gestantes do município.

“Nós visitamos o Centro de Parto Normal do Hospital Regional Justino Luz com intuito de conhecer de perto e levar informações para nossas gestantes, pois sabemos que elas ficam inseguras quando são encaminhadas para Picos, mas foi montado o Centro de Parto, muito bem estruturado para receber as gestantes, então conhecemos e indiciamos ainda mais o parto normal, precisamos aumentar o número de partos normais em nosso município”, frisou.

Isamária Dantas ainda destacou a expressiva participação das gestantes e suas redes de apoio. Segundo ela, é importante acompanhar tanto a gestação quanto a primeira infância.

“Tivemos grande participação das gestantes e esse era o nosso objetivo, trazê-las para junto da gente, dos nossos serviços e ações para que as gestantes possam ser sentirem mais seguras e a gente possa está dando a assistência na parte do pré-natal e também na primeira infância, pois sabemos que os cuidados devem ser tomados desde o início da gravidez”, afirmou.

Para a articuladora do Selo Unicef em Simões, Ana Gardênia, é importante repassar informações sobre o parto, pois é um momento único e muito especial na vida das mulheres.

Publicidade

“Para nós é uma satisfação não só como parte da gestão municipal, e principalmente, como articuladora do Selo Unicef, pois é muito importante fazer essa parceria com a saúde no sentido de garantir qualidade de vida para gestantes e seus bebês, especialmente na primeira infância. O parto é um momento único, importante, especial na vida da mulher e na vida da criança que está para nascer, então essa oficina é muito importante”, pontuou.

A Semana do Bebê de Simões tem continuidade nesta terça-feira, 22, com momento que abordará a importância de brincar, tempo de qualidade, e uso de telas e rotinas na primeira infância. Na quarta-feira, 22, acontece um momento voltado para verificação vacinal e roda de conversa.

Veja programação abaixo!

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS