Connect with us

Vila Nova do Piauí

Durante sessão ordinária, Câmara de Vila Nova aprova Projetos de Lei e Requerimentos e homenageia mulheres

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, 07 de março, a Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou a 2ª sessão ordinária do 4º período da 7ª legislatura. A plenária foi conduzida pelo presidente da casa, o vereador Dorgivaldo Lima.

O evento contou com a presença dos vereadores Francisco Dantas, o Nena, Maria Eliesia, Eneas Abreu, Roberto Moura, Dorgivaldo Lima (presidente), José Demervaldo, o Crégio França, Miquéias Carvalho, Edivan Silva e a população em geral.

Inicialmente, foi entoado o hino municipal, seguido da leitura da ata da sessão anterior, que também foi votada e aprovada por todos.

Na sequência, foi apresentado o Projeto de Lei nº 004/2024, de iniciativa do vereador Dorgivaldo Lima, que dispõe sobre a denominação da Av. Dr. Tássio Barbosa, localizada nas margens da BR 316, km 64, em Vila Nova.

Como justificativa, o parlamentar destacou sobre a dedicação que Dr. Tássio Barbosa (In memorian) tinha com a população do município.

“Ele foi um pai de família dedicado, filho exemplar e um profissional da área da saúde que contribuiu genuinamente com a população de Vila Nova. O saudoso Tássio Barbosa é merecedor da homenagem, através dessa denominação da avenida, igualmente trata-se de uma justa homenagem e reconhecimento por tudo que construiu durante sua vida”, disse.

Neste momento, o Dr. Lauro Andrade, leu a biografia do Dr. Tássio Barbosa, ressaltando suas qualidades e amor pela população de Vila Nova.

Publicidade

“Através do amor pelo seu trabalho e ao município, construiu laços de amizade e família que transcenderam gerações, amor este que ficava nítido no olhar de Tássio nas diversas vezes que com muito entusiasmo enaltecia Vila Nova, uma cidade geograficamente pequena, mas para quem a via aos olhos de Tássio compreendia sua grandiosidade. O jovem dentista trabalhou em Vila Nova e em demais municípios da região, sendo destaque como profissional e ser humano por onde passava”, frisou durante a leitura.

Em seguida, foi apresentado o Projeto de Lei nº 005/2024, de iniciativa do Poder Executivo, que institui o Conselho Municipal de Turismo, o Fundo Municipal de Turismo.

Como justificativa, o gestor municipal destacou:

“Através deste Projeto de Lei o Executivo Municipal vem solicitar a instituição da política municipal de turismo e a criação do Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo, o município através desta PL objetiva promover a descentralização político-administrativa e a ampliação da participação dos atores sociais, permitindo e garantindo a sociedade o direito de formular controlar políticas. A instituição de uma política específica participativa e descentralizada para a área de turismo é fator determinante para a captação de recursos destinados a criação de uma infraestrutura turística e consequentemente geração de emprego e renda”, enfatizou.

Durante a sessão também foi apresentado o Requerimento de nº 002/2024 de iniciativa do vereador Francisco Dantas, o Nena, que trata sobre a ampliação da rede de abastecimento d´água na rua Pedro José Leal, no bairro Ulisses Guimarães na sede de Vila Nova.

O parlamentar apresentou como justificativa:

“O presente Requerimento se faz necessária acessibilidade da água para melhor atender famílias que residem nesta rua assim como também empresas lá instaladas. Sabemos que água é vida, onde trata-se de priorizar a água, reconhecendo-a como um bem essencial à vida, e portanto, merecedor de cuidados e controle por parte do Poder Público diferenciado dos demais serviços por ele prestados” destacou.

Ainda nesta sessão, foi aberto um espaço para os parlamentares fazerem Requerimentos verbais. Na ocasião, o vereador Roberto por meio do Requerimento de nº 003/2024, requereu ao Executivo Municipal que seja realizado o serviço de roço nos terrenos baldios para diminuir a proliferação do mosquito da dengue, na sede e no povoado São João Batista.

Publicidade

O parlamentar através do Requerimento de nº 004/2024 requereu também para haja a construção de meios-fios e canaletas nas margens na PI Jovelino Romão da Silva.

Todos os Projetos de Lei e Requerimentos apresentados pelos vereadores foram votados e aprovados.

Durante a sessão, a professora Maria Cândida deixou uma mensagem alusiva ao Dia da Mulher.

“O Dia Internacional da Mulher é diferenciado dos demais porque ele não nasce a partir de um evento de comemoração e sim de uma reflexão e uma luta de igualdade de gênero. Historicamente nasceu as primeiras manifestações em Nova York, quando 129 mulheres trabalhavam 14 horas por dia costurando durante seis dias da semana. Certa vez elas fizeram uma reivindicação ao dono da fábrica e consequentemente houve um incêndio criminoso e todas morreram. Não se sabe o motivo do incêndio, há indícios que foi o próprio patrão, mas isso não justifica que o dia seja analisado só a partir desse genocídio, foi uma reflexão, as mulheres foram as ruas e a partir daí veio a questão de lutar por justiça e igualdade social”, disse a professora.

Ao final, o presidente da Câmara, Dorgivaldo Lima, abriu um espaços para os parlamentares fazerem uso da palavra.

O vereador Francisco Dantas, o Nena, ressaltou sobre o Dia Internacional da Mulher, destacando a importância delas na sociedade.

“A história que a professora Maria cândida citou é muito bonita, quero parabenizar todas as mulheres pelo dia delas. A mulher tem um papel fundamental na sociedade, fomos gerados através delas, por isso que eu acredito que elas devem ser bem tratadas, hoje em dia elas são valorizadas em comparação há alguns anos atrás e eu fico muito feliz em ver as mulheres no meio da sociedade exercendo cargos importantes e lutando em favor da população. Obrigado”, frisou.

No uso da palavra, a vereadora Maria Eliesia enfatizou sobre o Dia da Mulher e explicou que em breve será levado um projeto para Câmara com o objetivo de conscientizar ainda mais a população acerca da violência contra a mulher.

Publicidade

“Quero também deixar minha homenagem as mulheres, parabenizar e desejar que cada uma lute para ser respeitada, como Maria Cândida falou também sobre o feminicídio que algo recorrente, hoje eu vi uma matéria que falava sobre o aumento no número de casos no Piauí e é uma coisas que as vezes nós pensamos que não acontece na nossa cidade, mas nós muitas vezes não sabemos o que ocorre com as outras pessoas. Na próxima sessão eu irei trazer um projeto para que seja instituído uma semana de combate à violência contra a mulher, porque geralmente tem um dia que trata sobre isso, mas eu quero que a gente fale mais e também que seja levado para as escolas”, explicou.

No uso da fala o vereador Roberto Moura destacou sobre os assuntos tratados durante a sessão.

“Quero aqui falar sobre o Projeto de Lei do presidente da casa, o vereador Dorgivaldo, que dá nome a rua as margens da BR 316 do nosso saudoso Dr. Tássio. É um projeto louvável, onde vamos sempre nos lembrar dele, tínhamos respeito, gostava dele e a amizade era sincera. Votei por esse projeto com todo amor e carinho. Também agradeço por vocês terem votado nos meus dois Requerimentos que são muito importantes e quero parabenizar todas as mulheres pelo seu dia, não é fácil ser mulher devido as muitas responsabilidades que lhes são atribuídas. Que Deus abençoe todas as mulheres”, concluiu.

O vereador Crégio França também ressaltou sobre a data comemorativa.

“Muito importante o Projeto de Lei do nosso presidente Dorgivaldo, também quero parabenizar as mulheres pelo dia delas. Hoje em dia vemos muitas mulheres que se tornaram vereadoras, prefeitas e que lutam diariamente pelos seus objetivos e isso é muito bom. Obrigado”, comentou.

O parlamentar Miquéias Carvalho reafirmou seu compromisso em apoiar projetos que beneficiam a população de Vila Nova e parabenizou as mulheres.

“Quero externar minha alegria em mais um ano aqui no legislativo, aqui na Câmara, estou feliz pelo projeto que denomina a avenida Dr. Tássio Barbosa, acredito que ele merecia, era uma pessoa íntegra, como já falei em várias ocasiões foi uma das pessoas que me deu a oportunidade de entra na vida pública e tenho muita gratidão a ele e toda sua família. Sei que o legado dele como pessoa, amigo e cidadão nunca será esquecido na nossa cidade. Dizer que sou favorável a todos os projetos e Requerimentos em favor da população. Parabenizo as mulheres vila-novenses que são guerreiras e trabalhadoras”, finalizou.

O vereador Edivan Silva também citou sobre os assuntos abordando na plenária.

“É motivo de alegria participar desta primeira sessão como vereador, votamos nos projetos que ficarão guardados na nossa memória como o projeto do vereador Dorgivaldo. Parabéns para as mulheres por essa data comemorativa, que Deus abençoe ela e proteja. Muito obrigado”, agradeceu.

Por fim, o presidente Dorgivaldo deixou uma reflexão em homenagem ao Dia da Mulher e encerrou a sessão.

Publicidade

“Hoje celebramos a diversidade, resiliência e a grandeza das mulheres, desde sempre elas tiveram que lutar por espaço, direito, respeito, trabalho, lealdade, oportunidade e amor como já foi falado. Vivendo em uma sociedade patriarcal e tendo que impor para que sejam ao menos ouvidas, sendo que atualmente vivem de maneira bem menos dolorosa, mas a luta deve continuar. Existem muitas injustiças ainda não podendo intimidar, sigam juntas na fé e no amor. Honrar as que vieram antes e se sacrificaram para ter mais direitos e oportunidades”, frisou.

Fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS