Connect with us

DESTAQUES

É tempo de ata: conheça os benefícios da fruta para a saúde

Publicado

em

A fruta-do-conde é uma fruta rica em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a fruta do conde, também chamada de pinha ou ata, contém minerais como potássio e cálcio, que são necessários para a regulação da pressão arterial, e fósforo e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos.

O nome científico da fruta do conde é Annona squamosa, e, apesar de ter diversos benefícios para a saúde, é importante ter atenção à casca e às sementes da fruta do conde, pois possuem efeito tóxico sendo muitas vezes utilizadas no preparo de inseticidas.

Imagem ilustrativa número 1
FOTO: REPRODUÇÃO

Principais benefícios

Os principais benefícios da fruta-do-conde para a saúde são:

1. Ajuda a emagrecer

A fruta do conde tem poucas calorias, cada 100 g da fruta crua tem aproximadamente 82 calorias, o que pode ajudar em dietas de emagrecimento. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade, o que ajuda a reduzir a fome e a perder peso. A fruta do conde é também rica em vitamina B, que são necessárias para manter o bom funcionamento do metabolismo.

2. Melhora a saúde intestinal

A fruta do conde é muito rica em fibras que ajudam a regular o intestino, favorecem o aumento do volume das fezes, aumentam o movimento do intestino e facilitam a eliminação das fezes, sendo uma excelente opção para prevenir a prisão de ventre.

Publicidade

Além disso, a pinha possui propriedade anti-inflamatória e antimicrobiana e, por isso, pode também prevenir o aparecimento de úlceras no sistema gastrointestinal.

3. Ajuda a controlar a glicemia

Alguns estudos mostram que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta do conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, por ter um efeito protetor das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina no corpo, ajudando a regular os níveis de insulina e a reduzir a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.

4. Controla a pressão alta

A fruta do conde contém grandes quantidades de potássio, que é uma substância que ajuda a aumentar o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, ajudando a diminuir a pressão arterial, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta.

Além disso, os alcalóides e os peptídeos, como a ciclosquamosina, presentes na semente da fruta do conde, agem como um bloqueador natural dos canais de cálcio, inibindo a liberação de um neurotransmissor, a norepinefrina, que é responsável por aumentar a pressão arterial, e assim, também contribui para reduzir a pressão sanguínea.

5. Fortalece o sistema imunológico

A fruta do conde é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, que estimula a produção de glóbulos brancos que são células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta do conde ajuda a fortalecer o sistema imune.

Publicidade

6. Mantém os ossos saudáveis

A fruta do conde é rica em cálcio, fósforo e magnésio que são minerais fundamentais para fortalecer, aumentar a resistência e a densidade óssea, mantendo a saúde dos ossos, o que pode ajudar a prevenir doenças como osteoporose, osteopenia ou raquitismo, por exemplo.

7. Melhora a qualidade da pele

A vitamina C presente na fruta do conde age aumentando a produção de colágeno que é importante para combater a flacidez e as rugas da pele, melhorando a qualidade e o aspecto da pele.

Além disso, a ação antioxidante da vitamina C ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

8. Melhora a cicatrização de feridas

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde ajudam na cicatrização de feridas na pele, por estimular as células da pele, e formar glicosaminoglicanos e colágeno importantes para a cicatrização de feridas.

Além disso, o extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades anti-inflamatórias e anti-histamínicas, que reduzem a produção de substâncias inflamatórias como as prostaglandinas, e o inchaço, podendo ser utilizadas para auxiliar no tratamento de feridas.

Publicidade

9. Diminui a dor

O extrato alcoólico das folhas da fruta do conde tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, ajudando a diminuir a dor por inibir a produção de substâncias como citocinas e interleucinas, responsáveis pela sensação de dor.

10. Ajuda no combate ao câncer

Alguns estudos feitos em laboratório com células de câncer de mama, fígado, intestino, ovário e pulmão, mostram que tanto a fruta em si, como sua semente ou o extrato aquoso feito com folhas ou sementes da fruta do conde, devido a compostos bioativos e ao seu teor de antioxidantes, como as anosquamosinas e anosquaminas, possuem ação antitumoral, reduzindo a proliferação das células do câncer.

Entretanto, ainda são necessários estudos em humanos que comprovem esse benefício.

FOTO: REPRODUÇÃO

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 gramas de fruta do conde crua.

ComponentesQuantidade por 100 g
Energia82 calorias
Proteínas1,7 g
Gorduras0,4 g
Carboidratos16,8 g
Fibras2,4 g
Vitamina A1 mcg
Vitamina B10,1 mg
Vitamina B20,11 mg
Vitamina B30,9 mg
Vitamina B60,2 mg
Vitamina B50,13 mg
Vitamina C17 mg
Betacaroteno6 mcg
Sódio11 mg
Potássio240 mg
Cálcio6 mg
Ferro0,3 mg
Fósforo31 mg
Magnésio23 mg

É importante ressaltar que para obter todos os benefícios citados acima, a fruta do conde deve fazer parte de uma alimentação balanceada e saudável.

FOTO: REPRODUÇÃO

Como consumir

A fruta do conde pode ser consumida fresca, assada ou cozida, e também pode ser utilizada no preparo de sorvetes, vitaminas ou chá. Outra forma de consumir esta fruta é na forma de suco, sendo uma opção saudável, nutritiva e fácil de preparar.

Suco de fruta do conde

Ingredientes

Publicidade
  • 4 frutas do conde maduras;
  • 1 maçã sem casca;
  • 2 xícaras de água;
  • 2 cubos de gelo.

Modo de preparo

Cortar a fruta do conde ao meio, retirar e descartar a casca e as sementes. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador, bater até obter um suco homogêneo e beber.

Fonte: Tua Saúde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS