Connect with us

Sem categoria

PIO IX | Saúde implementa Programa Melhor em Casa e leva cuidados domiciliares a população

Publicado

em

No município de Pio IX, sob a administração do prefeito Silas Noronha e do vice-prefeito Etinho Bezerra, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou a implantação do novo programa “Melhor em Casa” neste mês de fevereiro. O objetivo é aprimorar o acesso à saúde para os residentes locais.

O Programa Melhor em Casa tem como propósito atender pacientes que enfrentam dificuldades temporárias ou permanentes para se deslocar até unidades de saúde em busca de atendimento médico. Além disso, visa proporcionar cuidados domiciliares para aqueles em situações nas quais a assistência em casa é a opção mais adequada.

Essa modalidade de atenção domiciliar busca integrar o cuidado médico à rotina familiar, reduzindo o risco de infecções e oferecendo um ambiente confortável ao paciente.

Para viabilizar a implementação em Pio IX, o município se uniu a Caldeirão Grande, uma vez que um dos requisitos para adotá-lo é ter no mínimo 20 mil habitantes. Juntos, os dois municípios somam 23.116 habitantes, atendendo aos critérios estabelecidos.

Sua implementação oficial teve início em 01 de fevereiro e desde então têm sido realizadas triagens de pacientes encaminhados por médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do hospital local. Durante a triagem, são avaliados critérios de elegibilidade para determinar a inclusão dos pacientes no programa. Até o momento, 10 pacientes estão sendo acompanhados pela equipe.

Publicidade

A equipe responsável pelo programa é composta por um fisioterapeuta, uma médica, uma enfermeira, quatro técnicos e um motorista. O horário de atendimento da equipe é das 07h às 19h, todos os dias, visando garantir assistência integral aos pacientes.

O secretário de saúde de Pio IX, Jônatas Leite, falou sobre o a nova implementação.

“Estamos imensamente satisfeitos com a implementação deste novo programa. Acreditamos que ele proporcionará um atendimento mais humanizado e uma melhor regulação dos serviços de urgência. Já começamos com o pé direito, tendo 10 pacientes sob acompanhamento, mas isso é apenas o começo, neste mês de março iremos acrescentar mais um motorista e enfermeira na equipe, em Caldeirão Grande temos uma enfermeira e uma técnica com o apoio da médica, e também já estamos aguardando a liberação para poder instituir mais uma equipe. Estamos comprometidos em aprimorar continuamente a saúde do nosso município, buscando sempre oferecer o melhor cuidado possível para nossa população”, declarou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS