Connect with us

DESTAQUES

Vereadores do PMDB solicitam ambulância e funcionamento do SAMU em Jaicós

Publicado

em

Os vereadores do PMDB, no município de Jaicós, João Bosco Evangelista Lima e Benedito Alencar da Silveira, apresentaram Requerimentos na sessão da Câmara Municipal realizada na noite desta quarta-feira, 26, solicitando investimentos na área da saúde.

O vereador Bosquinho, como é conhecido, solicitou a destinação de uma ambulância para o Hospital Florisa Silva, da cidade de Jaicós. Ele argumentou que o referido centro de saúde possui apenas uma ambulância, e esta mesma não detém de condições mecânicas para atender a crescente demanda. Segundo o autor, o Hospital atende a uma população de aproximadamente 50 mil habitantes.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2017/04/bosquinho-1.jpg

No Requerimento, o vereador destacou os três princípios basilares e internacionais da saúde que são recepcionados pelo Sistema Único de Saúde – SUS: universalidade – todos os cidadãos tem acesso aos serviços de saúde; integralidade – as coberturas das ações de saúde independem da natureza ou do nível de complexidades de seus serviços; e gratuidade – corresponde da ausência de custo para o usuário no momento do uso de essencial serviço.

Já o vereador Benedito Alencar solicitou a ativação do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município, com ambulância. Segundo o vereador, o SAMU faz parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, medida criada para ajudar a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.

“Com os serviços do SAMU é possível reduzir o número de óbitos, tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce, como também conta com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológica e obstétrica e de saúde mental da população. O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento”, justificou.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2017/04/benedito-2.jpg

Benedito trouxe a informação de que município de Jaicós foi contemplado com o SAMU, e este fez toda a preparação para receber os serviços, como casa de apoio  e treinamento de profissionais para os serviços, no entanto, os serviços nunca foram instalados. “Jaicós é uma cidade de grande porte e que atende outros municípios circunvizinhos, portanto, é necessário que haja um serviço móvel de inteligência e rapidez como o SAMU”, pontuou.

Ambos os Requerimentos foram aprovados e serão encaminhados ao governador do Estado do Piauí, José Welligton Barroso de Araújo Dias, e ao secretário de estadual da Saúde, Francisco de Assis e Oliveira Costa. O Requerimento que trata do SAMU, também será encaminhado ao Ministro da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros.

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS