Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Piauí e 13 governos ameaçam declarar estado de calamidade devido a crise

Publicado

em

Os governadores do Nordeste, Norte e Centro Oeste ameaçam declarar estado de calamidade pública caso o governo Michel Temer não autorize a ajuda emergencial para evitar um colapso financeiro.

Em Brasília, 14 governadores que integram o movimento estão reunidos com a nova presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Carmem Lúcia. Em seguida, eles tentarão audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

“Os governadores do Nordeste estão propícios a declarar estado de calamidade, caso a ajuda emergencial solicitada ao governo federal não seja liberada. A seca e o alto índice no crescimento da violência em todos os Estados do Nordeste os levam a tomar tal postura”, afirmou o governador Wellington Dias que ajuda na articulação.

Os governadores em carta pública pediram uma ajuda emergencial de R$ 14,3 bilhões do governo federal por perdas no Fundo de Participação dos Estados (FPE), provocadas por desonerações fiscais.

Eles esclarecem que não são contra o projeto de renegociação da dívida dos estados, mas defendem que, claramente, a proposta ajuda quem é mais rico. São enfáticos ao afirmar que não lançaram ofensiva contra a renegociação, apenas querem que suas regiões também sejam beneficiadas, como foi o caso do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.

Publicidade

Uma solicitação de agenda com o presidente Michel Temer foi protocolada nessa manhã no Palácio do Planalto, solicitando uma agenda emergencial com os governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste que se encontra em Brasília.

Cidade Verde

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS