Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Projeto de lei de senador do Piauí quer proibir carros a gasolina e diesel no Brasil

Publicado

em

Um projeto de lei do senador Ciro Nogueira (PP) quer que modelos movidos a gasolina e diesel sejam proibidos de circular no Brasil. Mas, não imediatamente, claro. Segundo entrevista do parlamentar ao site Quatro Rodas, a partir de 2030, o tráfego de veículos seria “ecologicamente mais conscientes” e, por isso, seria proibida a comercialização de combustíveis fósseis, como gasolina, diesel e GNV.

Além disso, o projeto de lei quer que a partir de 2040, toda a frota circulante, à exceção de veículos de coleção, oficiais ou diplomáticos, usem etanol, biodiesel ou energia elétrica como combustível. Países como o Reino Unido, França e Alemanha já vivem essa realidade.

“Uma das bases do meu mandado é proteger o meio-ambiente. Inclusive, muitos países e fabricantes já se adiantaram neste tema e se preparam para banir carros movidos a combustíveis fósseis”, explicou Nogueira ao site especializado em carros.

O projeto de lei não comenta sobre a situação de veículos híbridos, mas o senador ponderou que tais modelos são “uma transição” e que a inclusão deles pode ser discutida. Outro ponto é que a legislação não inclui caminhões e ônibus, mas ele defende a mudança “com prazos mais longos para adaptação”.

Ao Quatro Rodas, Ciro afirmou ainda que o projeto é visto de forma positiva, e por isso, acredita que a lei possa ser aprovada até o final deste ano.  A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), por outro lado, ainda não se pronunciou sobre a PLS.

Publicidade

Fonte: Com informações do Quatro Rodas

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS