Connect with us

GERAL

Piauí fecha o ano com saldo positivo na geração de empregos

Publicado

em

Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Piauí foi o único estado da federação a apresentar saldo positivo de empregos em novembro.  Apesar da redução de 0,23% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior, os índices apontam o acréscimo de 755 postos (+0,25%) nos primeiros 11 meses de 2015.

No acumulado do ano, o Piauí lidera o ranking com o saldo positivo de 0,25%, seguido do Tocantins (-0,03%), Roraima (-0,10%) e Mato Grosso (-0,13). A atualização no índice do Caged comprova a estabilidade piauiense, apesar dos empecilhos advindos da crise econômica mundial, mostrando que é possível transformar as dificuldades em oportunidades.

No Piauí, o setor que puxou resultado negativo no mês de novembro foi o da Construção Civil. Em contrapartida, as áreas de Comércio e Serviços se destacaram positivamente, sendo as responsáveis pela desaceleração no ritmo de queda na geração de empregos formais, inclusive de todo o Brasil. No comparativo munícipio a munícipio, Parnaíba, Campo Maior e São Raimundo Nonato foram os que mais apresentaram elevação no saldo.

Atento à necessidade de prosseguir e fortalecer as ações do Governo do Estado para manter o saldo positivo na geração de empregos, o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, destaca que a Setre, por meio do Sistema Nacional de Empregos do Piauí (Sine-PI), tem se esforçado para ajudar o trabalhador a entrar no mercado de trabalho.

“Esses dados mostram que nossas ações vêm dando certo. A equipe da Setre está cada vez mais preocupada e empenhada em oferecer condições que estimulem a geração de emprego e renda. O trabalhador que busca uma vaga no mercado de trabalho deve ficar atento às seleções do Sine, pois o órgão é a maior ponte para o emprego no estado”, afirma o secretário.

Publicidade

Ainda de acordo com o gestor da Secretaria do Trabalho, a qualificação profissional e a Economia Solidária se tornaram essenciais no processo de combate ao desemprego. “A capacitação, cada vez mais, se torna um pré-requisito para o ingresso no mercado formal e a Setre, por meio do programa Setre nos Municípios, dá essa oportunidade a milhares de piauienses. Já a Economia Solidária, da qual cerca de mil famílias retiram o seu sustento, será uma opção viável para enfrentar as dificuldades econômicas que atingem todo o país”, atenta Gessivaldo Isaías.

CcomPI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS