Sisu de meio de ano vai ter 55,6 mil vagas para 72 instituições públicas
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 02/06/15

Sisu de meio de ano vai ter 55,6 mil vagas para 72 instituições públicas

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu ) 2015 selecionará alunos para 55.576 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.

A lista, disponível na página do sistema, aponta cadeiras em 234 cidades de 25 estados do país (não há vagas no Amazonas e no Mato Grosso). Serão selecionados estudantes para 298 cursos de graduação.

O número de vagas desta edição é maior que o da seleção de meio de ano de 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e ofereceram 51.412 vagas.

As inscrições do processo seletivo serão abertas no dia 8 de junho e vão até as 23h59 do dia 10 de junho (horário oficial de Brasília). Nesta edição, a única nota válida para participar do Sisu será a do Enem 2014, desde que o candidato não tenha tirado zero na redação.

O que é o Sisu
O Sisu é um sistema que seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para as insituições públicas do ensino superior. As inscrições deverão ser feitas pelo site do Sisu.

O processo seletivo do Sisu terá apenas uma chamada e o resultado, que será divulgado no dia 15 de junho, poderá ser consultado na página do Sisu na internet. A matrícula deverá ser realizada nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que o aluno foi selecionado.

Para fazer parte da lista de espera, o candidato deve entrar no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. As universidades terão de 19 a 26 de junho para informar as vagas disponíveis no site.

Como participar
Ao acessar o sistema, os estudantes poderão checar todas as vagas disponíveis para a seleção. Porém, cada estudante poderá se inscrever em duas opções de vagas. No ato da inscrição, será preciso escolher, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

Entre o dia 8 e as 23h59 do dia 10, o estudante poderá trocar suas opções no sistema quantas vezes quiser, e também cancelar sua inscrição. Durante o período, o Sisu informará a nota de corte de cada curso e turno, ou seja, a nota mínima para ser aprovado naquele curso, segundo o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas. O Sisu considera apenas as últimas opções cadastradas no momento do fechamento das inscrições.

Na hora de fazer as duas opções de vaga, o candidato deve escolher uma das três modalidades de concorrência: a concorrência pelo sistema de cotas que segue a lei federal, a concorrência pelo sistema de ação afirmativa determinado pela instituição de ensino que oferece a vaga, e a ampla concorrência.

Fonte: Com informações do G1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Mais Médicos no Piauí tem 34 vagas em aberto para médicos com formação no exterior

Dados atualizados do programa Mais Médicos no Piauí apontam que, além das 24 vagas em aberto para atividades em 15 municípios, dez médicos não se apresentaram para assumir o cargo.

GERAL

Francis Lopes revela detalhes da tentativa de assalto próxima a Jacobina

O deputado estadual Francis Lopes (PRP) relatou, durante a sessão plenária desta terça-feira (27) na Assembleia Legislativa, o susto que ele e integrantes de sua banda de forró viveram na

Picos

TCE/PI realiza capacitação sobre educação em Picos, nesta sexta (01)

Com o objetivo de capacitar gestores e estimular a participação de alunos, pais e a comunidade no dia-a-dia das escolas públicas, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI)