Connect with us

DESTAQUES

Prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, avalia Congresso das Cidades como grande oportunidade de conhecimento

Publicado

em

O prefeito municipal de Picos, Pe. Walmir Lima, participou do II congresso das Cidades do Piauí – Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Humano, que acontece em Teresina-PI desde segunda-feira (06) e terminou nesta quarta (08).  O evento tem por finalidade auxiliar os gestores públicos a desenvolverem ações inovadoras para os municípios. Neste ano, a área especificada é a da saúde.

Temas que passaram da zoonose à segurança dos alimentos foram abordadas nas palestras ministradas durante esses três dias. Para o Pe. Walmir Lima, o encontro tem sido uma forma de aperfeiçoar a gestão dos prefeitos na otimização dos serviços públicos oferecidos.

“Eu tive a oportunidade de participar no ano passado deste congresso e fiquei muito feliz naquela ocasião. Eu ouvi palestras, diversos temas e vi discutidos assuntos que, dificilmente, se discutem com gestores públicos. Parecia um encontro de empresários. Logo percebi que era interessante, porque muitas vezes as pessoas acham que há diferença entre público e privado, que o público não tem dono, pode ser do jeito que se quer fazer. E aqui a gente vê que não é assim. Nesse congresso ensinam a gente a encarar a coisa como uma empresa e, sobretudo, a preocupação da geração de renda”, disse ele.

Matérias relacionadas
II Congresso das Cidades é iniciado com a participação de mais de 200 prefeitos
Confira fotos do II Congresso das Cidades em Teresina – 1º dia
Congresso das Cidades – 2º dia

O prefeito de Picos declarou ainda que o congresso é uma oportunidade de reciclagem de conhecimento e faz com que os gestores avaliem ideias de geração de renda, a fim de que não esperem apenas pelos recursos provenientes do Estado ou Nação.

Publicidade

“É preciso que não fiquemos parados no tempo esperando os recursos, mas devemos fazer com que o próprio município comece a render, fazer surgir renda dele mesmo sem estar esperando apenas os recursos federais e estaduais. Por isso decidi vir esta segunda vez, nessa mesma expectativa, porque aqui temos depoimentos de vários empreendedores na questão da geração pública. A gente vê várias iniciativas não só no Piauí, mas também em várias partes do país. E a gente aprende com eles e eles levam as nossas experiências do Piauí”, declarou o prefeito.

Das mais de 200 prefeituras do estado, a Prefeitura Municipal de Picos ficou entre as 31 cidades finalistas no concurso de projetos inovadores, com o Projeto Valorizar, lançado em 2017, cuja finalidade é tirar os artistas picoenses do anonimato e ceder-lhes um espaço para apresentação e venda de suas peças.

“Vimos aí a entrega de prêmios a municípios com projetos inovadores. Dentre tantos municípios doestado, ficamos entre os 31 finalistas cujos projetos foram inovadores. Aqui nós recebemos o reconhecimento o Projeto Valorizar e nossa meta é continuar nesse caminho da inovação”, disse ele.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS