Alunos do Piauí poderão ter 10% de bônus na nota do Enem
Publicado por: Danilo Bezerra | Data: 05/05/14
Comments 0

Alunos do Piauí poderão ter 10% de bônus na nota do Enem

Os estudantes que cursaram todo o ensino médio no Piauí e que escolherem a Universidade Estadual (Uespi) como instituição de destino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ter um acréscimo de 10% em sua nota. A iniciativa é de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antônio Félix (PSD), nesta segunda-feira (5), na Assembléia Legislativa.

A ideia não é pioneira e segue o exemplo da Universidade Federal do Pará, que já aplica o incentivo aos estudantes que a selecionam como instituição destino. Se aprovado, todos os alunos terão o bônus automaticamente acrescentado a nota ao escolherem a instituição e comprovar que estudaram no Estado. Isso facilitará o ingresso dos alunos piauienses, já que cada curso tem uma nota de corte correspondente.
De acordo com o deputado, a ideia é incentivar os estudantes do Estado a procurarem a instituição e permanecerem no Estado para concluir o ensino superior.”Vários estudantes das escolas públicas e particulares daqui, estão perdendo oportunidade e vagas para outros alunos de fora, então nós estamos adotando esse bônus para garantir as vagas aos piauienses. No Pará esse sistema já funciona, agora esperamos que ele seja aprovado o quanto antes”, afirmou o deputado.

A princípio o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, se mostra contrário ao projeto, mas garantiu que irá se inteirar para emitir um parecer. “O entendimento é que a universidade é pública e o acesso a ela deve ser igual a todos. Eu particularmente não defendo a forma como algumas pessoas dizem que a Uespi deva ser preferencialmente para os piauienses. Ele é pública e seu acesso tem que ser legítimo e igualitário a todos aqueles que procuram. Mas reforço que esta é uma avaliação muito preliminar, ainda não estou por dentro do projeto e acredito que durante sua tramitação a Uespi deverá ser ouvida aí sim poderei dar uma posição oficial da instituição”, pontuou o reitor.

Segundo Nouga, no último Enem, 100 mil estudantes de todos os estados do país colocaram a Uespi como instituição de destino, destes apenas 30 mil eram do Piauí.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Sem categoria

Deputado Júlio César consegue liberação de repasse extra para estado e municípios

A Secretaria do Tesouro Nacional comunicou o crédito extra para os estados e municípios, depois que o deputado federal Júlio César cobrou o repasse durante a marcha dos prefeitos à

Sem categoria

Em 2019, BRs do Piauí registraram 397 acidentes graves e 113 mortes

A Polícia Rodoviária Federal apresentou nesta quarta-feira (23) o balanço das ocorrências e operações registradas e desenvolvidas ao longo dos nove primeiros meses de 2019. Os dados revelam números preocupantes, uma vez que,

Sem categoria

Mais de 110 concursos com inscrições abertas ofertam mais de 17 mil vagas. Veja a lista!

  Pelo menos 117 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (24) e reúnem 17.279 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam