Connect with us

Sem categoria

Alunos do Piauí poderão ter 10% de bônus na nota do Enem

Publicado

em

Os estudantes que cursaram todo o ensino médio no Piauí e que escolherem a Universidade Estadual (Uespi) como instituição de destino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão ter um acréscimo de 10% em sua nota. A iniciativa é de um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Antônio Félix (PSD), nesta segunda-feira (5), na Assembléia Legislativa.

A ideia não é pioneira e segue o exemplo da Universidade Federal do Pará, que já aplica o incentivo aos estudantes que a selecionam como instituição destino. Se aprovado, todos os alunos terão o bônus automaticamente acrescentado a nota ao escolherem a instituição e comprovar que estudaram no Estado. Isso facilitará o ingresso dos alunos piauienses, já que cada curso tem uma nota de corte correspondente.
De acordo com o deputado, a ideia é incentivar os estudantes do Estado a procurarem a instituição e permanecerem no Estado para concluir o ensino superior.”Vários estudantes das escolas públicas e particulares daqui, estão perdendo oportunidade e vagas para outros alunos de fora, então nós estamos adotando esse bônus para garantir as vagas aos piauienses. No Pará esse sistema já funciona, agora esperamos que ele seja aprovado o quanto antes”, afirmou o deputado.

A princípio o reitor da Uespi, Nouga Cardoso, se mostra contrário ao projeto, mas garantiu que irá se inteirar para emitir um parecer. “O entendimento é que a universidade é pública e o acesso a ela deve ser igual a todos. Eu particularmente não defendo a forma como algumas pessoas dizem que a Uespi deva ser preferencialmente para os piauienses. Ele é pública e seu acesso tem que ser legítimo e igualitário a todos aqueles que procuram. Mas reforço que esta é uma avaliação muito preliminar, ainda não estou por dentro do projeto e acredito que durante sua tramitação a Uespi deverá ser ouvida aí sim poderei dar uma posição oficial da instituição”, pontuou o reitor.

Segundo Nouga, no último Enem, 100 mil estudantes de todos os estados do país colocaram a Uespi como instituição de destino, destes apenas 30 mil eram do Piauí.
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS