Connect with us

DESTAQUES

Celebrando 298 anos de devoção, Festa de Nossa Senhora das Mercês tem início em Jaicós

Publicado

em

São quase 300 anos de devoção. Desde 1723, quando em Jaicós existia apenas uma capela, fiéis celebram sua fé e veneração a Nossa Senhora das Mercês, santa padroeira da centenária “Terra do Galo”.

Perpetuada de geração a geração, a reverência à “Virgem das Mercês”, leva centenas de fiéis a se reunirem todos os anos, no mês de setembro, para dedicarem a ela seu amor e adoração.

Neste ano de 2021, a comunidade católica de Jaicós celebra a 298ª Festa de Nossa Senhora das Mercês, com o tema “Maria, em ti se cumpriu a palavra de Deus” e lema “José, levanta-te toma o menino e sua mãe”. (Mt 2,13b).

A preparação para a festa começou ainda no dia 15 de agosto, quando aconteceu a abertura da peregrinação das imagens de Nossa Senhora. Oficialmente, o festejo foi iniciado nesta quarta-feira, 15 de setembro.

A abertura da festa religiosa aconteceu pela manhã, com a Alvorada Festiva, fogos, o toque do sino, o hino da Padroeira e a Oração comunitária. Ao longo do dia aconteceram também o Ofício da Imaculada Conceição, às 12h, a Recitação do Terço, às 18h30, momentos que serão realizados diariamente, até 23 de setembro.

À noite aconteceu a primeira Novena e Missa, que foi celebrada pelo pároco local, padre Miguel Feitosa, e o padre Vanderlan Félix, contando com a expressiva presença da comunidade.

A novena foi marcada pelo retorno das imagens que peregrinaram durante 30 dias. Na abertura da missa, as imagens foram conduzidas por representantes dos setores São Francisco, Irmã Dulce, Nossa S. de Fátima, São Sebastião, São Judas Tadeu, Nossa Senhoras das Mercês e comunidades rurais de Massapê e Jaicós.

No início da celebração, o padre Miguel destacou a alegria em celebrar mais uma festa da padroeira. “É uma alegria poder celebrar a primeira noite de novena em honra de nossa mãezinha, Nossa Senhora das Mercês, principalmente em um tempo tão difícil que estamos vivendo. É uma vitória estarmos aqui, por isso precisamos usar de todo respeito e cuidado”.

Ao Cidades Na Net, o pároco falou em tom de gratidão. “Eu, como padre, como pároco, só tenho que agradecer a todos vocês cristãos por essa festa tão bonita que está iniciando hoje. Já estamos nos preparando para a festa tricentenária de Nossa Senhora, 300 anos de fé, e estou irradiante de alegria”.

Ele também disse que o tempo é de oração e busca pelas misericórdias de Deus. “Somos gratos por estarem diminuindo os casos de covid-19 e estarmos rezando, pedindo a Deus que nos dê a graça de vencermos mais essa batalha. E o que peço a nosso povo é muito cuidado. Esse é um tempo de oração e de buscarmos em Deus força para vencermos essas dificuldades”.

Publicidade

O novenário segue até 23 de setembro. Nesta quinta (16), a novena missa terá como celebrantes os padres Serginho, Ramires, Wagner, Edivaldo e Miguel Feitosa. Os noitários serão a Catequese, escolas privadas e Conselho Tutelar.

No dia 24, o festejo, um dos maiores e mais tradicionais da região, será encerrado com a Missa Solene da festa de Nossa Senhora das Mercês, que será presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio.

À tarde, a partir das 16h, ainda acontecerá a grande carreata com a Venerada Virgem das Mercês Pelas ruas da cidade, finalizando com a Bênção do Santíssimo Sacramento e Arreamento da Bandeira. Logo após será realizado o sorteio dos prêmios da Rifa entre Amigos.

Veja todas as fotos da 1ª noite de novena:

Facebook

MAIS ACESSADAS