Connect with us

DESTAQUES

Jornada Pedagógica é aberta em Jacobina do Piauí com palestra do professor Dyego Feitosa

Publicado

em

Teve início, nesta quarta-feira, 12, em Jacobina do Piauí a Jornada Pedagógica 2020. O evento, realizado no auditório do  Sindicato dos Trabalhadores Rurais, marcou a abertura do ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino.

A formação que segue até esta quinta-feira, 13, realizada pela Prefeitura Municipal,  através da Secretária de Educação, é  direcionada a todos os profissionais que atuam na Educação, desde a equipe pedagógica, professores, técnicos, diretores e auxiliares.

Ao todo serão dois dias de palestras, informações e planejamentos que visam fazer com que o ano letivo seja de  correções, evoluções e conquistas para os profissionais do Magistério e para os alunos, a qual,  será abordando temas que vão desde a essência do papel do docente, tais como prática pedagógica, até temas que permeiam o dia a dia do professor.

O secretário de Educação, Gilmar Carvalho, abriu o evento. “Estamos iniciando nossa Jornada Pedagógica do ano letivo, onde planejar é fundamental, e que esse planejamento seja executado para que possamos fazer a diferença na nossa educação. E para que  isso aconteça precisamos trabalhos juntos e unidos seguindo numa mesma direção que é o avanço de nosso ensino”, destacou o gestor.

O vice -prefeito, Vanderlei Carvalho, destacou que os professores  são peças fundamentais no desenvolvimento da  educação, e que  o planejamento é necessário para garantir o aprimoramento da aprendizagem, onde o objetivo é proporcionar ao aluno uma educação de qualidade.  “A educação que queremos é aquela  onde todos se sintam responsáveis pela melhoria do nosso ensino”, ressaltou.

Publicidade

A primeira dama Verônica Oliveira, a Vera, agradeceu a presença dos profissionais e desejou aos mesmos, um encontro produtivo.  “A  Jornada dará oportunidade de repensarem sua  prática pedagógica, aprimorando seus conhecimentos”,  frisou Vera,  que manifestou o desejo que seja discutido  durante o  evento,  práticas pedagógicas  voltadas para alunos com  autismo e TDHA.

Após a realização de uma dinâmica e o sorteio de brindes, aconteceu uma palestra com o renomado  professor Dyego Feitosa, que abordou sobre o tema  “A escola que fazemos juntos: possibilidades para aprendizagem significativa”. Ele compartilhou experiências, explanou  sobre o desafio de fazer escola em tempos modernos  e destacou  que  o professor  precisa saber mais sobre si e  desaprender algumas coisas  para reaprender a ensinar.

Um dos pontos mais frisado por Dyego  foi a humanização no ensino, onde ele  explicou que a escola extraordinária, não é aquele que tem o lado pedagógico impecável, bem desenvolvido, mas aquela com o  lado humano, onde os  professores acreditam na escola, na coletividade e fazem o melhor pelos alunos. “Construir uma escola de resultados é repensar o papel de vocês  no processo. É fazer uma autocrítica ao que realmente produzimos quando estamos juntos”, afirmou.

Dentre outros pontos, o palestrante de forma descontraída, dinâmica  provocou nos profissionais uma reflexão  sobre sua  atuação  em sala de aula, comportamento, autoestima,  autoconhecimento, prática pedagógica utilizada,   sempre destacando o aluno como foco principal da educação. Durante a palestra os docentes riram, se emocionaram e   se  abraçaram em forte momento de compartilhamento.

Em entrevista, Gilmar Carvalho, agradeceu a participação dos professores no evento, bem como,  o apoio do  prefeito Gederlânio Oliveira, que segundo ele,  muito tem contribuído com a educação. O secretário informou,  que duas escolas estão recebendo reformas  e as aulas da rede de ensino iniciam na próxima  segunda-feira,17.

“Nossas expectativas para o ano letivo são positivas, vamos trabalhar mais o nosso aluno, para que tenha bons rendimentos e que assim possamos avançar ainda mais. Nos queremos resultados, onde nossa educação  prepare o estudante  não apenas para  avaliações, mas que ele adquira conhecimento  para a vida”, ressaltou o gestor.

Publicidade

O município de Jacobina do Piauí, possui atualmente quatorze escolas em funcionamento e 1.300 alunos matriculados na rede municipal.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS