Connect with us

DESTAQUES

Piauí tem 43% de isolamento e medidas mais rígidas são aplicadas neste fim de semana

Publicado

em

Dados da startup InLoco mostram que, nesta quinta-feira (2),  o Piauí chegou ao índice de 43% de isolamento social, o segundo maior do país. No entanto, o número ainda é considerado baixo. Para aumentar este percentual e conseguir diminuir e conter o avanço do coronavírus, o governo aposta em medidas mais rígidas neste fim de semana em todo Estado.

Entre as medidas mais restritivas está a proibição da abertura de supermercados no sábado (4) e domingo (5). O serviço de transporte intermunicipal de passageiros na modalidade rodoviário também está suspenso.

Ontem (2) o governador Wellington Dias anunciou que o índice de contágio do coronavírus caiu de  1,8 para 0,87 no Piauí.  O chefe do Executivo Estadual pediu, nesta sexta-feira, que a população mantenha o isolamento social no sábado e domingo para o Estado consiga “cortar” a transmissibilidade do vírus.

“Eu quero pedir para você, eu sei que é muito incômodo a política do isolamento, mas é necessária. É que nem injeção:dó, mas é importante para salvarmos vida. Faço um apelo para juntos cotarmos a transmissibilidade do coronavirus. Ontem tivemos 29 óbitos e isso nos impõe uma respondabilidade muito grande. Queremos chegar nesse fim de semana em condições de cortar a transmissibilidade novamente. Para que na segunda-feira o comite emergencial possa decidir as próximas etapas de flexibilização cada um precisa fazer sua parte”, disse o governador.

Em entrevista ao Cidadeverde.com, o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, afirmou que o índice de isolamento em 43% ainda é baixo e faz um apelo para que os piauienses obedeçam às medidas mais rígidas neste final de semana.

Publicidade

“A gente busca o maior índice possível de isolamento. Quanto mais a gente estiver em isolamento social,  menos as pessoas estarão saindo, e o vírus terá menos transmissibilidade. Eu queria pedir a todos que refletissem sobre as 726 pessoas que já perdemos no Piauí.  Se nós refletirmos sobre essas vidas, o sofrimento de cada família, verificássemos quantos sonhos de irmãos piauienses foram interrompidos,  teremos a consciência de quanto é importante ter isolamento social. Neste fim de semana é importante alcançarmos  maiores índices  e peço que cada um possa dar individualmente sua contribuição para que coletivamente consigamos reduzir  mais ainda o índice de transmissibilidade”, declarou o secretário.

O secretário Florentino Neto  informou que na próximo segunda-feira (6) os setores da construção civil, clínicas médicas e agropecuário podem ser autorizados a retomar as atividades desde que cumpram os protocolos estabelecidos pelo ProPiauí. Ontem o governo divulgou 15 protocolos específicos.

“Segunda- feira poderemos ter a retomada de alguns setores avaliados como importantes  do ponto de vista econômico e de baixo impacto epidemiológico. Faço um pedido para  que a população obedeça aos protocolos . A retomada econômica tem que ser organizada para que seja responsável. Se for desorganizada teremos crescimento na transmissibilidade”, alertou o secretário de Saúde.

As fiscalizações com barreiras sanitárias e o uso obrigatório de máscaras serão inteisifcadas neste fim de semana.

Serviços autorizados neste sábado(4) e domingo(5) segundo decreto do governo

Publicidade
  • Panificadoras e padarias
  • Farmácias, drogarias e serviços de saúde
  • Imprensa
  • Serviço de segurança e vigilância
  • Serviços de delivey exclusivamente para alimentação
  • Serviços de autoatendimento bancário
  • Postos de combustível, borracharias e ponto de alimentação às margens das rodovias, inclusive nos trechos urbanos
  • Serviço de transporte de cargas
  • Atividades agrícolas e agroindustriais

Em Teresina no sábado (4) e domingo (5) estão autorizados a funcionar  apenas:

  •  Farmácias e drogarias
  • Serviços de saúde;
  • Serviços de segurança e vigilância;
  • Serviços de delivery exclusivamente para alimentação
  • Situações comprovadas de urgências e emergências.

Izabella Pimentel
cidadeverde.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS