Connect with us

Bocaina

Reisado em Bocaina mantém viva tradição religiosa e valorização cultural

Publicado

em

O adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Bocaina, concentrou diversas pessoas na noite desta quinta-feira (06), onde apreciaram a manifestação cultural tradicional: o Reisado.

Coordenado pelo pároco Francisco Feitosa e por Valdomir Leal – membro do Terço dos Homens -, o evento teve apoio da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Erivelto Barros, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Com dança, música e os brincantes trajados com fantasias e máscaras foi celebrado o Dia de Reis que simboliza o momento em que os três reis magos do Oriente: Gaspar, Melchior e Baltazar, segundo alguns escritos, visitaram o menino Jesus Cristo, ainda recém-nascido.

Em Bocaina, o reisado, ou Dia de Reis, é tradicional, praticado há décadas. A cada ano grupos de pessoas ajudam a manter viva a tradição, cultura e religiosidade.

Na noite desta quinta-feira, o espetáculo foi apresentado por Francisco João de Barros, professor de História da Arte da Escola Urbano Leal, e também pelo radialista Martírio Rocha, apresentador do programa Martírio Rocha e Amigos da rádio FM Imaculada Conceição. Os dois explicaram um pouco a respeito do significado do Dia de Reis e conversaram com representantes de grupos tradicionais de reisado da região.

Durante a apresentação foram mencionados, entre vários nomes que se destacaram na arte, os irmãos Antônio Corró e Luís Corró, que por motivo de força maior não puderam participar desta edição. Além destes, o de seu Abraão (in memoriam), foi outro nome muito importante para a cultura popular, mencionado com dedicatória.

Zé Miudo segura quadro com foto de Abraão Carvalho e fala sobre trajetória juntos

José Martírio representou o grupo de reisado de Abraão. Teodoro João Simão, o Teodorinho, foi o representante do grupo de reis Os Teodoros, e Anísio Ferreira representou o tradicional grupo dos Corrós.

Logo em seguida da apresentação dos representantes, aconteceu o momento mais esperado da noite: o reisado. A performance dos personagens contagiou crianças, jovens e adultos que assistiam atônitos a apresentação dos “Caretas” (Antônio de Manoel Borges, Zé Miudo, Zé Umbelino, Teodorinho, Anísio Ferreira, Nino, Titico, Francisco João de Barros e João de Teodoro), entoando suas cantigas e rimas, ao som do grupo musical formado pelos Irmãos Bidanga (José, Joaquim e Antônio) que representaram o saudoso sanfoneiro Chico Bidanga (in memoriam). Hildelúcio Mendes integrou o grupo dos irmãos com o triângulo.

Na festa de reis os animais e lendas ganham formas e vida, tais como: Burrinha, Sariema, Joaquim Costa Barreira, Boi, Velho Moreira e Dama.

Anísio Ferreira, que dança o reisado há mais de 30 anos, explica de forma breve o que cada personagem representa. Chegado em Bocaina no ano de 1981, logo se entrosou com dançadores de reisado e assim deram continuidade ao legado no município e região.

Dançador de Reis Anísio Ferreira

A Burrinha é um dos animais símbolo do transporte de Jesus, Maria e José, em viagem ao Egito para fugir do Rei Heródes que ordenou a matança de várias crianças de até dois anos de idade. O Boi outro animal sagrado era admirado pelos Reis Magos. O lobisomem é uma lenda que amedrontava crianças. A Sariema é um animal oferecido e vendido para a dona da casa e a seu amo – representados por José Martirio e Dona Francisca.

No Dia de Reis em Bocaina foi celebrada a missa, seguido da adoração e reisado, com transmissão pelo canal da paróquia no Youtube através do endereço: https://www.youtube.com/watch?v=ZiQGQLry0_s

Fotos

Publicidade

Brincantes se preparam no salão paroquial para entrar em cena

Facebook

MAIS ACESSADAS