Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Em meio à pandemia do coronavírus, filas nas agências bancárias de Picos preocupam

Publicado

em

A recomendação principal neste momento em que o mundo vivencia a pandemia do coronavírus, pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, é o isolamento social. Isso indica que as pessoas devem permanecer em suas residências, afastadas umas das outras, a fim de evitar o contato e possível transmissão da doença que tem matado milhares em todo o planeta.

Em Picos, durante as duas primeiras semanas foi possível perceber a diferença na movimentação de pessoas e veículos nas ruas. As vias ficaram quase que totalmente desertas. Contudo, no fim de março e início do mês de abril as pessoas começaram a sair de suas residências em busca de agências bancárias para recebimento das pensões e aposentadorias.

Muitos se indagavam quanto a uma preocupação excessiva, pois nenhum caso havia sido confirmado no município. Com a liberação do auxílio emergencial pelo Governo Federal, as filas quadruplicaram, ruas e avenidas estão lotadas de transeuntes.

E começaram a surgir os primeiros casos. Os órgãos públicos sempre recomendando afastamento mínimo entre pessoas, uso de máscaras, e até mesmo fechando os comércios, mas as pessoas pareciam – e parecem – não “dar muito ouvido” às falácias sobre os perigos que a doença traz.

E a cada dia as filas crescem mais e mais.

A reportagem do Cidadesnanet procurou a gerência administrativa de uma agência bancária da cidade para saber de que forma a instituição tem se movimentado para evitar as aglomerações. De acordo com o gerente, que não quis se identificar, a administração tentou organizar os clientes distantes uns dos outros, mas nem com a presença da polícia no local as pessoas obedeceram à medida de proteção de distanciamento social.

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana decidiu interferir, em mais esse problema, dando resolução imediata à situação. De acordo com o secretário Edilberto Cirillo, os agentes estarão, a partir desta segunda-feira (04), realizando a fiscalização e organização das filas em frente às agências bancárias, a fim de se evitar contato humano e, consequentemente, possível transmissão do coronavírus.

Publicidade

Espaços foram marcados a fim de que as pessoas não fiquem próximas umas das outras. A prefeitura emitiu, também, novo decreto suspendendo a circulação de carros e motos em algumas ruas do centro da cidade, a fim de diminuir o número de pessoas circulando pelas vias.

“O principal ponto onde temos enfrentado problemas são nas agências bancárias, especialmente na Caixa Econômica e loterias. Nós demarcamos no chão onde as pessoas devem ficar, com distanciamento entre uma e outra. Outra medida de contenção dessa aglomeração foi o isolamento de algumas ruas do centro da cidade. A partir daí, queremos que o distanciamento funcione de fato”, destacou o secretário.

Edilberto Cirillo enfatizou ainda que inicialmente é preciso educar as pessoas, mas que existem punições que podem ser aplicadas mais à frente, caso as pessoas continuem desrespeitando as regras de distanciamento e isolamento social.

“Existem algumas punições, mas não queremos partir para esse ponto. Estamos fazendo esse trabalho educativo e acreditamos que as pessoas terão consciência para evitar aglomerações. Esperamos que elas possam compreender nosso trabalho como algo benéfico para elas mesmas”, frisou.

A partir desta terça-feira (05) começa a valer o novo decreto que suspende a veiculação de carros e motos em ruas do centro da cidade.

Matéria relacionada: Prefeitura de Picos fecha ruas do Centro durante o dia; veja o decreto

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS