Em meio à pandemia do coronavírus, filas nas agências bancárias de Picos preocupam
Publicado por: Jaqueline Figueredo | Data: 04/05/20

Em meio à pandemia do coronavírus, filas nas agências bancárias de Picos preocupam

A recomendação principal neste momento em que o mundo vivencia a pandemia do coronavírus, pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, é o isolamento social. Isso indica que as pessoas devem permanecer em suas residências, afastadas umas das outras, a fim de evitar o contato e possível transmissão da doença que tem matado milhares em todo o planeta.

Em Picos, durante as duas primeiras semanas foi possível perceber a diferença na movimentação de pessoas e veículos nas ruas. As vias ficaram quase que totalmente desertas. Contudo, no fim de março e início do mês de abril as pessoas começaram a sair de suas residências em busca de agências bancárias para recebimento das pensões e aposentadorias.

Muitos se indagavam quanto a uma preocupação excessiva, pois nenhum caso havia sido confirmado no município. Com a liberação do auxílio emergencial pelo Governo Federal, as filas quadruplicaram, ruas e avenidas estão lotadas de transeuntes.

E começaram a surgir os primeiros casos. Os órgãos públicos sempre recomendando afastamento mínimo entre pessoas, uso de máscaras, e até mesmo fechando os comércios, mas as pessoas pareciam – e parecem – não “dar muito ouvido” às falácias sobre os perigos que a doença traz.

E a cada dia as filas crescem mais e mais.

A reportagem do Cidadesnanet procurou a gerência administrativa de uma agência bancária da cidade para saber de que forma a instituição tem se movimentado para evitar as aglomerações. De acordo com o gerente, que não quis se identificar, a administração tentou organizar os clientes distantes uns dos outros, mas nem com a presença da polícia no local as pessoas obedeceram à medida de proteção de distanciamento social.

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana decidiu interferir, em mais esse problema, dando resolução imediata à situação. De acordo com o secretário Edilberto Cirillo, os agentes estarão, a partir desta segunda-feira (04), realizando a fiscalização e organização das filas em frente às agências bancárias, a fim de se evitar contato humano e, consequentemente, possível transmissão do coronavírus.

Espaços foram marcados a fim de que as pessoas não fiquem próximas umas das outras. A prefeitura emitiu, também, novo decreto suspendendo a circulação de carros e motos em algumas ruas do centro da cidade, a fim de diminuir o número de pessoas circulando pelas vias.

“O principal ponto onde temos enfrentado problemas são nas agências bancárias, especialmente na Caixa Econômica e loterias. Nós demarcamos no chão onde as pessoas devem ficar, com distanciamento entre uma e outra. Outra medida de contenção dessa aglomeração foi o isolamento de algumas ruas do centro da cidade. A partir daí, queremos que o distanciamento funcione de fato”, destacou o secretário.

Edilberto Cirillo enfatizou ainda que inicialmente é preciso educar as pessoas, mas que existem punições que podem ser aplicadas mais à frente, caso as pessoas continuem desrespeitando as regras de distanciamento e isolamento social.

“Existem algumas punições, mas não queremos partir para esse ponto. Estamos fazendo esse trabalho educativo e acreditamos que as pessoas terão consciência para evitar aglomerações. Esperamos que elas possam compreender nosso trabalho como algo benéfico para elas mesmas”, frisou.

A partir desta terça-feira (05) começa a valer o novo decreto que suspende a veiculação de carros e motos em ruas do centro da cidade.

Matéria relacionada: Prefeitura de Picos fecha ruas do Centro durante o dia; veja o decreto

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

NOTÍCIA DESTAQUE

Seis pessoas são feitas reféns durante assalto em Francisco Santos

Por volta das 07h00 desta quinta-feira, 31, dois homens armados realizaram um assalto a um supermercado no Centro de Francisco Santos. De acordo com o comandante do Grupamento da Polícia

Picos

Maioria das prisões em Picos são por embriaguez ao volante

Conforme informações do delegado plantonista da Central de Flagrantes, Miguel Carneiro, sete pessoas foram presas e autuadas em flagrante na cidade de Picos durante o último final de semana. E

NOTÍCIA DESTAQUE

Aneel informa que conta de luz terá cobrança extra no mês de maio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a conta de luz terá cobrança extra em maio.  Informações: G1 Segundo a agência, a bandeira tarifária passará da