Connect with us

ESPORTES

PICOS | ALERP sedia o 3º Campeonato Picoense de Xadrez

Publicado

em

O 3º Campeonato Picoense de Xadrez – Circuito Piauiense – foi realizado no último sábado (16), no auditório Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, na Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

A competição foi promovida pelo Clube Picoense de Xadrez que esteve à frente o enxadrista Breno Alves, juntamente com a ativista cultural, professora Marli Veloso, e contou com o apoio a ALERP e FPIX (Federação Piauiense de Xadrez).

O campeonato em Picos na edição 2021 teve 19 enxadristas inscritos oriundos de cidades como Oeiras, Teresina, Picos, Vila Nova do Piauí, entre outras, e foi dividido nas categorias Absoluto, Picoense (inscritos por Picos), Sub-15 (até 15 anos) e a categoria Feminina.

O enxadrista Breno Alves, membro organizador destacou que o certame neste ano, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, “superou nossas expectativas”.

Breno na ocasião fez agradecimentos à Alerp em nome de Marli Veoloso. “Sem todo apoio que ela ofereceu para nós não teríamos conseguido realizar com tanta agilidade. Foi difícil, mas com esse apoio a caminhada foi mais fácil. Agradeço pelo apoio da federação em nome de Luís Carlos presidente, que veio de Teresina para competir e dar o apoio com material e suporte técnico”, destacou.

Como entusiasta do esporte na modalidade Breno recomendou para a sociedade que apoie um atleta porque Esporte é cultura, vida, ele move com a saúde e tem todo um trabalho por trás.

Categorias

Na categoria geral Absoluto quem levantou o troféu foi o enxadrista Henrique Veloso que dedicou a vitória ao colega Artur Galvão, falecido em janeiro de 2021.

Publicidade
Henrique Veloso recebe o troféu das mãos de Breno Alves

A próxima etapa acontece em Parnaíba nos dias 23 e 24 de outubro. A passagem pela cidade garante vaga na grande final que está prevista para o mês de novembro, entre os dias 11 e 22.

Na categoria Feminina, mais uma vez o município de Vila Nova do Piauí foi destaque. Desta vez, com a enxadrista Luzivânia de Sousa Araújo. Ela revelou que participou das três edições da competição.

No Sub-15, João Paulo, repetiu o feito da edição passada levando a melhor. Na categoria Picoense, quem obteve o melhor resultado foi Rafael.  

Desportista Sandoval entrega o troféu para João Paulo
Ativista cultural Marli Veloso entrega o troféu para Rafael

No evento, o presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos, fez uso da palavra para falar sobre o evento e parabenizar o enxadrista Henrique Veloso que teve seu talento reconhecido pelo próprio presidente.

Presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos.

A ativista cultural Marli Veloso, também fez uso da palavra para agradecer a todos que apoiaram mais uma realização do Campeonato Picoense de Xadrez.

Marli Veloso, bastante emocionada, revelou que o xadrez foi um marco em sua vida, uma vez que seu filho Henrique Veloso, passou a praticar o esporte através dos ensinamentos de Breno.

Na lista de apoiadores de acordo com a organização estão representantes de entidades que são: Deolinda Marques (ALERP), Luís Carlos (FPIX), e os amigos que apoiaram o campeonato: Severino Januário, Dr. José Gomes, Eliêde, Odali Freire, Vilebaldo Rocha, Eva Graça, Edvânia Barros – Programa Inspiração Cultural. A empresas apoiadoras são União Drogarias Print Serigrafia, Barão dos Salgados, Ana e Jesus Confeitaria, Cidades na Net e Secretaria de Cultura de Vila Nova do Piauí.

No apoio literário, a escritora de Alagoinha do Piauí, Eva Graça, doou um livro intitulado Uma violência chamada Bullyng, entre outros exemplares que estiveram expostos durante o evento.

Ao final, crianças, jovens e adultos declamaram poesias.

Conteúdo Relacionado: CPX promove o II Campeonato Picoense de Xadrez; veja fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS