Connect with us

ESPORTES

CPX promove o II Campeonato Picoense de Xadrez; veja fotos

Publicado

em

Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março (neste sábado e domingo), aconteceu o II Campeonato Picoense de Xadrez, realizado no auditório Desembargador Edvaldo Pereira de Moura, na Academia de Letras da Região de Picos (ALERP).

O campeonato que está em sua segunda edição foi organizado pelo Clube Picoense de Xadrez (CPX) com apoio da  ALERP e Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), reunindo mais de 20 enxadristas. Além de Picos, participaram competidores das cidades de Vila Nova do Piauí, Teresina, Oeiras, Floriano e Juazeiro da Bahia. A competição integra o Circuito Piauiense de Xadrez. Os melhores resultados valem pontos para o Campeonato Piauiense que ocorrerá no mês de outubro.

Categorias

O campeonato foi disputado nas seguintes categorias: absoluto, melhor picoense, sub-15 e feminino.

Na categoria Absoluto, o vencedor foi, Luís Felipe, membro da FPIX. Ele disse que as duas primeiras partidas disputou com picoenses e declarou que foi um nível muito difícil.

“De cara peguei dois picoenses bem fortes. Foram duas partidas difíceis. Confrontei depois com jogador de Teresina e da Bahia que é muito forte, mas graças a Deus consegui ganhar todas”, revelou e disse que o campeonato foi bem organizado afirmando ter gostado da cidade.

Publicidade

Na mesma categoria, em segundo lugar, ficou o enxadrista Lázaro e, José Pacífico ficou na terceira colocação.

Melhor Picoense

No melhor picoense, Henrique Veloso, membro do clube, faturou o troféu e explicou que a ideia de criação do CPX partiu da visibilidade de Picos possuir jogadores, mas não existir nenhuma organização e reunião.

“Jogamos na praça Josino Ferreira semanalmente e tem muita gente com curiosidade que passa olhando, que sabe jogar e termina jogando com a gente. Então criamos o clube com o objetivo de incentivar pessoas a jogar porque é muito importante. Ajuda em matérias escolares, no raciocínio do dia a dia e auxilia na tomada de decisões ao longo da vida”, enfatizou o enxadrista idealizador do CPX e campeão na categoria picoense.

Categoria Feminina

Publicidade

Na categoria feminina a vencedora foi Maria Valentina, da cidade de Vila Nova do Piauí, que pratica xadrez há pouco mais de três meses.

“Foi uma experiência muito boa e, no entanto, muito difícil porque jogo xadrez há três meses apenas. Não esperava ganhar um troféu tão significativo”, declarou a vencedora.

Categoria Sub-15

Vencedor da categoria Sub-15, João Paulo, que é de Teresina ficou com melhor resultado e levantou o troféu de campeão.

“Foi bom participar. Na última rodada tive uma das partidas mais difíceis desse campeonato, mas consegui o empate e com esse resultado sagrei-me campeão na categoria”, falou.

Publicidade

Enxadrista há mais de 20 anos, praticante desde a categoria escolar passando por torneio pernambucano, baiano e campeonato brasileiro, Bráulio Siqueira, veio do estado da Bahia participar do II Campeonato Picoense de Xadrez.

“Fiquei sabendo através da internet e entrei em contato com a organização do evento. É a primeira vez que venho a Picos em competição de Xadrez. É um esporte novo na região. O pessoal está em crescimento e tem muito futuro”, disse destacando a necessidade e importância do xadrez para com a criação de projetos escolares e inserção da grade curricular.

A Federação Piauiense de Xadrez (FPIX) esteve representada no II Campeonato Picoense de Xadrez. Surgida em 1994, desde então promovem, organizam e apoiam eventos no estado buscando a política de interiorização do esporte. Entre as cidades que já realizaram torneios, pode-se destacar Parnaíba, José de Freitas, Bom Jesus e Picos. O presidente da FPIX, Luís Carlos Sales, também participou da competição na Capital do Mel. Em sua avaliação, declarou que o evento foi surpreendente com organização e nível dos participantes.

“Aqui tem jogadores com bom nível técnico e que prometem futuro. Para mim foi um evento surpreendente por conta da organização. Avalio de forma positiva, foi bem organizado, tem bons jogadores e Picos só tem a ganhar”, declarou.

Apoios da realização do II CPX

Publicidade

Para a realização do II Campeonato de Xadrez, o CPX recebeu importantes apoios de empresas como: Print Serigrafia, Lanchonete Coisa Nossa, Secretaria de Esportes de Picos através do secretário Adonai Venâncio, Prefeitura de Vila Nova do Piauí, Academia de Letras da Região de Picos, Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), entre outros.

Membro organizador, Breno Alves, agradece a todos os apoiadores do evento e aproveita para chamar atenção da sociedade e dos poderes públicos e iniciativa privada para que o esporte ganhe mais visibilidade. Ele afirmou que o clube ainda carece de espaço físico para reuniões. No entanto os enxadristas se reúnem semanalmente na praça Josino Ferreira (praça do museu) para a prática do xadrez.

“Ainda temos necessidade de evidenciar mais o xadrez. Existem as dificuldades de viabilizar e é importante potencializar mais. Temos bons jogadores e somos vistos com bons olhos pela Federação Piauiense de Xadrez. Esse apoio pode ainda ser melhor”, destaca Breno.

FPIX e CPX

O elo entre a Federação Piauiense de Xadrez e o CPX, segundo afirmou Breno Alves, surgiu através de Luís Felipe e Luís Carlos (presidente). No ano passado na primeira edição do campeonato picoense, esteve presente um árbitro da federação. “Hoje o clube tem uma relação muito boa com a federação onde já temos alguns filiados e estamos buscando mais filiações de atletas para que estes participem do campeonato piauiense”, explicou Breno.

Publicidade

A professora Marli Veloso que integra o clube em Picos, ao final do evento fez suas considerações finais para parabenizar os participantes, bem como agradecer a Alerp na presidência de Deolinda Marques, pelo apoio em ceder o espaço e enalteceu o evento agradecendo de forma geral a todos os apoiadores.

“Em nome da academia de letras agradecemos e parabenizamos os participantes. Quero dizer que o espaço está à disposição com intuito de incentivar e valorizar atividades que contribuam para formação de pessoas. O xadrez é importante para integração, raciocínio, disciplina, principalmente no momento em que vivemos com tanta tecnologia e até distanciamento das pessoas onde estas podem se encontrar e compartilhar conhecimentos. Esses jovens que vieram de Vila Nova se encontram semanalmente na biblioteca municipal para leitura e prática do xadrez […] Parabenizo o Breno, Henrique que tiveram a ideia do clube de xadrez e a Federação que está aqui representada. Para nós é um momento de muita felicidade”, concluiu.

Pontuação geral

Marcaram presença também durante a realização do II Campeonato Picoense de Xadrez: o cantor Cirilo Vaz; o vereador e escritor Chaguinha; o poeta e ex-presidente, Vilebaldo Rocha; o desportista Sandoval, entre outros.

Matéria Relacionada: CPX vai realizar II Campeonato Picoense de Xadrez. Veja!

Publicidade

 Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS