Connect with us

HISTÓRIAS DA NOSSA GENTE

Jovem de Vila Nova do Piauí é aprovado em Medicina na Universidade Estadual de Tocantins

Publicado

em

Muitos jovens após terminarem o Ensino Médio tem uma perspectiva de ingressar na Universidade, pois tem a graduação como segurança de um futuro promissor. Mas para isso, é necessário a aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ou Vestibulares de Instituições Privadas. Determinação, foco e persistência são os ingredientes básicos para atingir esse objetivo, como menciona, Weslley Lima, 19 anos, natural de Picos que foi aprovado em Medicina na Universidade Estadual de Tocantins (UNITINS).

Weslley Lima é filho de Evinha Terezinha de Jesus Lima e José Demervaldo de Carvalho Moura. Ele sempre estudou em escolas públicas nos munícipios de Padre Marcos, Vila Nova do Piauí e em Picos.

O jovem relata que desde o Ensino Fundamental sempre se dedicou aos estudos, mas nesse período tinha muita dificuldade quanto ao acesso de informações, pois não utilizava a Internet, Ainda durante esse período, notou que tinha muita afinidade para com as disciplinas de Biologia e Química, e desejava ter um conhecimento mais aprofundado, pois já assimilava essas disciplinas com o curso de Medicina.

Foto de Arquivo Pessoal

“Eu sempre tive afinidade em Ciências Naturais, bem como no Ensino Médio, Biologia e Química, além de sempre querer um conhecimento aprofundado nessas áreas para ajudar meus familiares e outras pessoas. Foi assim que eu assimilei essas matérias com o curso de Medicina. E eu dizia para quase todo mundo que queria cursar Medicina”, relatou Weslley.

Organização e a busca incessante pelo conhecimento fez com que o jovem conseguisse alcançar seu objetivo, pois desde o segundo ano do Ensino Médio, ele conta que buscou materiais na Internet que pudessem lhe ajudar nos estudos, porque além do conhecimento adquirido na rede pública de ensino, era necessário se aprofundar ainda mais.

“No segundo para terceiro ano do Ensino Médio, eu comecei a pesquisar material online, pois já tinha acesso diário a internet, então eu consegui aprender muito nesse período de conteúdos que o ensino público, apesar da qualidade carecem de partes que o vestibular cobra.”, afirmou.

Publicidade

Weslley Lima passou dois anos estudando em casa, fez seus próprios métodos de estudos e após esse longo período, prestou o vestibular para Medicina na Universidade Estadual de Tocantins, em que acertou 80% da prova, sendo aprovado para o respectivo curso.

A realização do sonho não é somente de Weslley, mas de todos os familiares que o ajudaram e deram muito apoio durante essa jornada de estudos. A mãe do jovem, Evinha Terezinha de Jesus, relatou que o sentimento é gratidão tanto a Deus como a seu filho por ser muito esforçado.

Foto de Arquivo Pessoal

“Sou grata à Deus e em segundo lugar a meu filho Weslley pelo esforço, perseverança e determinação”, relatou.

Weslley Lima vai passar a residir em Tocantins, pois as aulas já tiveram início. Ele conta que pretende aproveitar ao máximo o curso, para que assim consiga contribuir com os conhecimentos adquiridos na graduação para com a saúde pública, de forma humanizada e embasada na ciência. Ele ainda ressaltou que “É normal você achar que não vai dar certo ou ter medo, pois é tudo novo, mas se é o seu sonho vai em frente que dar certo, só não pode desistir e persistir no erro. Sempre sair da zona de conforto e ver os erros como forma de aprendizagem”, pontuou.

Facebook

MAIS ACESSADAS