Connect with us

Bocaina

Criadores de Bocaina e mais 4 municípios têm até o dia 30 para vacinação contra aftosa; veja datas para certificação

Publicado

em

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa de 2021 já iniciou e segue até o dia 30 de corrente mês de novembro para a imunização dos animais. Os criadores, no entanto, têm até o dia 15 de dezembro para fazerem a certificação/declaração.

Nesta etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses (02 anos) de idade, na dosagem de 2 ml.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) recomenda também que seja feito o manejo dos animais e vacinação contra a raiva dos herbívoros e as bezerras de 03 a 08 meses contra a brucelose.

A médica veterin´ária Estêfane Borges, coordenadora da (USAV) Unidade de Saúde Animal e Vegetal de Bocaina orienta que criadores devem fazer a certificação. Nas quartas-feiras o atendimento será em São João da Canabrava. Nas quintas em São Luís do Piauí e nas sextas em Santo Antônio de Lisboa.

De segunda a sexta-feira em São José do Piauí e em Bocaina os atendimentos acontecem nos escritórios dos respectivos municípios.

Publicidade

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa aconteceu em julho tendo como prazo o dia 15 para aplicação de vacinas e a certificação até o dia 31.


CONTEÚDO RELACIONADO: BOCAINA | Primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa prossegue até o dia 15; veja datas


A meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e pela ADAPI na época foi em até 90% de todo o rebanho bovino e bubalino, independente de faixa etária do animal, com a dose de 2ml.

Em relação a primeira etapa, os municípios que compreendem a jurisdição da USAV de Bocaina, tiveram o percentual de 100% de bovinos vacinados. Foram imunizados 11.051 bovinos no total, sendo 2.717 cabeças em São José do Piauí. Santo Antônio de Lisboa vacinou 1.871 cabeças. São João da Canabrava 3.061 cabeças e São Luís do Piauí com o total de 1.427 cabeças.

CONTEÚDO RELACIONADO: ADAPI de Bocaina alcança meta de 100% na primeira etapa da vacinação contra a Febre Aftosa

Facebook

MAIS ACESSADAS