Connect with us

MUNICÍPIOS

Educação e Cultura de São Julião realizam culminância do Projeto Folclore: Valorização da Cultura Brasileira

Publicado

em

Com objetivo de resgatar, vivenciar, valorizar as manifestações da cultura popular brasileira e reconhecer a importância do folclore envolvendo as famílias, docentes, estudantes e comunidade do lugar no estudo das manifestações folclóricas através das atividades escolares. Com isso, foi realizado na noite da última sexta-feira (03), em frente à sede da prefeitura, a culminância do Projeto Folclore: Valorização da Cultura Brasileira, desenvolvido pelas escolas da Rede Municipal de Ensino durante o mês de agosto. A ação foi feita com apoio da gestão “O Povo é o Poder” do prefeito Dr Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr Leonardo Rocha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Na abertura houve a formação da mesa de honra que foi composta pelo prefeito Dr Samuel Alencar; o vice-prefeito, Dr Leonardo Rocha; a secretária de Educação, Valdinara Almeida e membros da Educação; a Secretária de Cultura, Wellyda Ramos e membros da Cultura; secretária de Assistência Social, Thaise Fontes; secretário de Esporte e Lazer, Josean Francisco; secretária de saúde; Ceicinha Araújo; controladora do município, Maria Laurentina; o secretário de Governo, Professor Neto; a mãe do prefeito, Dona Francisca, a ex vereadora e mãe da secretária de Educação, Dona Margarida da Preta; e vereadores, Gracieuda Lopes e Acelino da Regina.

Em seguida foram realizadas diversas apresentações, o momento cívico, danças folclóricas, peça teatral, teatro de fantoches, dinâmicas, apresentação musical com os sanfoneiros: Klebson, Nilson e Raimundo dos teclados e por fim a apresentação de uma quadrilha adaptada.

Segundo a secretária de Educação, Valdinara Almeida, todas as atividades visavam resgatar e valorizar as manifestações da cultura popular e foram elaboradas pelas professoras juntamente com os alunos da rede municipal.

“Foi um trabalho realizado durante todo o mês de agosto pelos alunos juntamente com as professoras da rede municipal, a fim de resgatar e valorizar as manifestações da cultura popular”, disse.

A secretária de Cultura, Wellyda Ramos destacou a importância da valorização do folclore brasileiro.

“É muito importante resgatar e valorizar o folclore brasileiro, pois é uma cultura muito rica com muitas tradições e manifestações”, destacou a secretária de cultura.

Na ocasião, o prefeito Dr Samuel Alencar no seu discurso disse que a gestão está sempre ponta para atender a população no que diz respeito a valorização da cultura, pois devemos preservar nossas raízes.

Publicidade

“Estamos aqui para fazer o melhor, para tratar da valorização da cultura brasileira que é muito importante, pois moramos em um país de dimensões continentais e temos vários pontos de culturas, várias etnias, temos negros, índios, portugueses, o nordeste é uma região de culturas muito ricas, devemos preservar as nossas raízes.”, ressaltou o gestor.

O vice-prefeito Dr Leonardo Rocha parabenizou aos organizadores do evento e enfatizou a importância do folclore.

“Quero parabenizar a gestão municipal pela organização do evento, a secretária de Cultura Wellyda, a secretária de Educação, Valdinara. É uma alegria muito grande que esse evento esteja acontecendo, o folclore que faz parte da nossa cultura e motive as pessoas a querer cada vez mais promover educação, a boa convivência, a tradição de cada local”, pontou.

Veja as imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS