Connect with us

Itainópolis

ITAINÓPOLIS | UBS Terra e CRAS promovem palestra e atividades dinâmicas com o Grupo de Idosos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis, através da Unidade Básica de Saúde Terra, promoveu uma programação especial para os integrantes do Grupo de Idosos “Movimente-se”.

A ação, que integrou as atividades da campanha Setembro Amarelo, foi promovida com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). As equipes realizaram “os Anos Dourados”, com resgate ao passado e a história de Itainópolis.

Foram realizadas também dinâmicas, dança e uma palestra com o tema “Depressão na melhor Idade: como prevenir”, com a participação da orientadora social Priminha Silva e o grupo de dança “Cia a Dança”, que realizou coreografia e aeróbica com os idosos.

A enfermeira da UBS, Fabrícia Daiane, destacou: “O mês do Setembro Amarelo foi escolhido em homenagem ao 10 de setembro, o Dia Mundial de Valorização da Vida. A ideia da campanha é promover espaços para debates e eventos sobre saúde mental e colocar doenças psicológicas como um problema de saúde pública”.

As equipes ainda compartilharam informações a respeito de sinais do corpo e quando é preciso pedir ajuda. “Desânimo frequente e indisposição para fazer atividades de rotina; tristeza profunda; falta de vontade para realizar as tarefas que gostam; desejo de ficar isolado. Algumas pessoas apresentam dificuldades para dormir e se alimentar, bem como de concentração; descuido com aparência, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” “Eu sou um peso para os outros”, podem indicar necessidade de ajuda. Essa ajuda pode vir de um amigo, parente, colega e de profissionais especialistas”.

Destacaram também alguns fatores de proteção, para a pessoa que tem pensamentos negativos. “Manter bom nível de auto estima; ter suporte familiar, amigos ou fazer atividades que permitam interagir com outras pessoas; alimentar alguma crença espiritual ou religiosa; cultivar o sentimento de utilidade social; Movimentar-se; Adotar hábitos saudáveis; fazer exames de rotina; cuidar do corpo e da mente, entre outros”.

Facebook

MAIS ACESSADAS