Connect with us

Jaicós

Educação de Jaicós realiza escolha de Livros Didáticos e Projetos Integradores do Ensino Fundamental I

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós, está realizando na manhã desta segunda-feira (12), o processo de análise e escolha das obras didáticas do Programa Nacional do Livro e Material Didático-PNLD 2023, para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º).

O processo de escolha é realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no Guia do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2023.

A Escolha do Livro Didático e Projetos Integradores está sendo realizada na Escola Municipal Francisco Crisanto, na sede da cidade, reunindo diretores, coordenadores e os professores dos anos iniciais (1 º ao 5º).

As coordenadoras Maria Aparecida, Vanda Reis, Rosângela Santana, e a Gerente Pedagógica, Luzia Isabel, estão presentes acompanhando o processo, além dos coordenadores de cada escola.

A análise e escolha dos livros didáticos estão sendo realizadas conforme o Objeto 1 – Obras Didáticas por área/componente e os Projetos integradores, que são livros, organizados em volumes únicos, que contemplam uma dimensão integrada das áreas do conhecimento, trazendo uma nova proposta de ensino-aprendizagem.

O objetivo dos Projetos integradores é firmar o processo de aprendizagem dos alunos, contribuindo para a contextualização dos conteúdos do currículo, estimulando a criatividade e o interesse dele através da interdisciplinaridade. Cada livro traz seis projetos, que devem, obrigatoriamente, contemplar quatro temas integradores (STEAM, Protagonismo Juvenil, Mídiaeducação e Mediação de conflitos) em todas as áreas do conhecimento.

A coordenadora Rosângela Santana explicou como está sendo realizado o processo de escolha.”Estamos com todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, para escolher as obras didáticas de todos os componentes curriculares que são trabalhados nessa modalidade, e os professores de 4º e 5º ano vão escolher os Projetos Integradores, que é pra ajudar também no desenvolvimento de competências e habilidades. Procuramos escolher uma obra que seja condizente, mais adaptada a nossa realidade, mas também que esteja de acordo com a BNCC”.

Ela também destacou que após as discussões de cada turma, acontece a socialização e escolha final. “Os professores estão reunidos de acordo com o ano que trabalham, discutindo e analisando os exemplares. Depois das discussões, análises, reflexões coletivamente, vamos chegar a uma decisão em conjunto. Eu e as coordenadoras Ana Zita e Vanda vamos estar entrando em todas as salas para saber qual a decisão de cada turma e depois a gente socializar e ver qual obra foi escolhida”.

Após a definição dos livros didáticos, as informações são repassadas para o Governo Federal para que sejam adquiridos e enviados aos municípios. Os novos livros serão utilizados a partir do próximo ano letivo.

O PNLD 2023 é composto por outros três objeto: OBJETO 2 – Livro de Práticas de Acompanhamento de Aprendizagem. São materiais didáticos consumíveis e complementares ao objeto 1, com objetivo de garantir uma boa aplicação prática do aprendizado. OBJETO 3 – Obras Literárias, que são os livros de literatura conhecidos como PNLD Literário, destinados ao acervo da biblioteca e à fruição dos alunos; e OBJETO 4 – Obras Pedagógicas destinadas aos professores e gestores e Recursos Educacionais Digitais. Novos materiais impressos pensados para a formação continuada, com foco no tema Avaliação.


Facebook

MAIS ACESSADAS