Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Com caminhada e missa, católicos celebram quarta-feira de cinzas; fotos!

Publicado

em

Celebrando a quarta-feira de Cinzas, que é o primeiro dia da Quaresma, a paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, realizou na tarde e noite desta quarta (26), uma caminhada pelas ruas da cidade e a celebração de uma missa.

Além do início do período de quarenta dias que antecede a Páscoa, evento religioso marca também o lançamento da Campanha da Fraternidade 2020, que este ano tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

A caminhada teve como ponto de partida a praça José Leal de Carvalho, no bairro Nova Olinda, onde foi apresentado tema, lema, entoado o hino da Campanha e feita uma reflexão sobre o “ver”, coordenada pela Catequese.

Em seguida os católicos seguiram em procissão, até chegar a praça Geraldo Coutinho Lélis, local da segunda parada reflexiva. Através de uma encenação feita pela Pastoral da Juventude (PJ), os fiéis refletiram sobre o “julgar”.

O terceiro momento reflexivo, voltado para o “Agir”, aconteceu em frente à Igreja Matriz, coordenado pela Pastoral da Criança.

Após o encerramento da caminhada, os fiéis católicos se reuniram na igreja de Nossa Senhora das Mercês, para a celebração da tradicional “Missa das cinzas”, que foi presidida pelo padre Edivaldo dos Santos Silva.

No ponto mais marcante da celebração, o padre realizou a benção das cinzas e em seguida, os católicos foram marcados na testa, em um ato simbólico que faz parte da tradição demonstrada na Bíblia, onde vários personagens jogavam cinzas nas suas cabeças como prova de arrependimento.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS