JAICÓS | Jovem que tirou 920 na redação do Enem sonha em cursar Pedagogia e ajudar a mudar realidade da educação pública
Publicado por: Josely Carvalho | Data: 07/04/21

JAICÓS | Jovem que tirou 920 na redação do Enem sonha em cursar Pedagogia e ajudar a mudar realidade da educação pública

Para a maioria dos jovens que irão ingressar no ensino superior, a dúvida sobre qual curso escolher, sempre surge. Mas ela se fez exceção, pois sempre soube o que queria: ser professora. Seu sonho desde muito cedo é cursar Pedagogia. O motivo ? um dos mais nobres: contribuir para a mudança da educação pública.

Da alegria que sentia quando ajudava pessoas que tinham dificuldade em aprender, foi que ela teve a certeza de sua decisão. “A escolha do meu curso foi sempre algo bem claro em minha vida, tendo em vista que eu sempre gostei de ajudar as pessoas que tinham dificuldade na aprendizagem, isso era muito gratificante para mim” conta.

O sonho de contribuir com a educação, é da jaicoense Jaylane Oliveira Lima, de apenas 18 anos de idade, que é filha dos agricultores Maria Santa Luz de Oliveira e Genivaldo José de Lima.

Há poucos dias, ela teve uma maravilhosa surpresa, que representa mais um degrau que avançou rumo ao seu objetivo. Jaylane, com garra e muita dedicação, conseguiu alcançar a nota 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Ela diz que a nota representa muito, pois sabe a dificuldade que muitos de família humilde enfrentam para chegar a uma conquista como essa. “Essa nota foi muito importante e dedico ela a Deus e todas as pessoas que acreditaram no meu potencial, por que eu sei o quanto é difícil uma pessoa de família humilde alcançar o que eu alcancei”.

Jaylane diz que a trajetória rumo à sua conquista não foi fácil, mas que é gratificante ver seu esforço recompensado. “A caminhada foi dura e perturbadora, e se dedicar a estudar sozinha é um processo muito difícil, mas não impossível. E vê que todo esforço recompensou é gratificante. Me sinto honrada em dizer que tudo que você precisa para alcançar seus sonhos é acreditar e persistir neles”.

A jovem, que estudou o ensino fundamental em Jaicós, na escola Municipal Francisco Crisanto, da rede pública de ensino, hoje está concluindo o ensino médio em Picos, no Instituto Federal do Piauí (IFPI), em conjunto com o curso Técnico em Informática.

Reconhecendo a importância da educação pública, mas também suas falhas e limitações, a jovem quer, com sua futura profissão, contribuir para a construção de uma realidade positiva. “Eu penso muito em exercer minha profissão em escolas públicas, pois eu sempre estudei nelas e sei o quanto é complicado a educação pública no Brasil, por isso quero me esforçar para mudar essa realidade”.

Mais uma vez pensando no próximo e em ajudar aqueles que precisam, Jaylane ainda disse que futuramente, pretende criar um cursinho de redação para ajudar jovens como ela a ingressar na universidade.

sobre o autor

Josely Carvalho
Josely Carvalho 11966 posts

Jornalista e Relações Públicas, formada pela Universidade Estadual do Piauí.

POSTS RELACIONADOS

Jaicós 0 Comments

Gabriel Diniz agita a 1ª prévia de carnaval em Jaicós neste domingo (9)

O clima de carnaval este ano chega mais cedo na cidade de Jaicós. Neste domingo (9), acontece na casa de shows Mania do Forró, a primeira prévia da maior festa

Curral Novo do Piauí

CURRAL NOVO | Prefeitura é a 8ª mais transparente do Estado na aplicação de recursos públicos

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), realizou um levantamento dos portais de transparência das 224 Prefeituras Municipais e do Governo do Estado do Piauí, sobre o acesso às informações e a

NOTÍCIA DESTAQUE

II Congresso das Cidades abordará temas voltados para a Saúde Pública

O II Congresso das Cidades: Gestão, Inovação e Desenvolvimento Humano trará soluções inovadoras para que os gestores melhorem as políticas públicas na área da Saúde. Durante os três dias de