Connect with us

Massapê do Piauí

Sessão Solene e missa celebram 100 anos de Teodomiro Luiz de Carvalho, ex-vice-prefeito de Jaicós e ex-vereador de Massapê

Publicado

em

Teodomiro Luiz de Carvalho, figura ilustre e marcante na história das cidades de Jaicós e Massapê do Piauí, completou seus 100 anos de vida, neste domingo, 19 de novembro.
Para celebrar a tão importante data, familiares e amigos se reuniram na cidade de Massapê do Piauí, onde ele reside atualmente, e em um momento de muita alegria e agradecimentos, comemoraram ao lado de seu Teodomiro.

Na programação, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem a Teodomiro, promovida pelas Câmara Municipais de Jaicós e Massapê do Piauí. Segundo os presidentes das câmaras, a sessão foi idealizada com o intuito de prestar homenagem ao ilustre cidadão pelo seu aniversário, como também, em reconhecimento e agradecimento aos relevantes serviços prestados por Teodomiro aos respectivos municípios, como cidadão comum e homem público.

A sessão, que aconteceu na sede do Legislativo Massapeense, foi bastante prestigiada, reunindo familiares e amigos do homenageado, vereadores e gestores de Jaicós, Massapê, Patos do Piauí, Campo Grande do Piauí e Simões.

O homenageado, foi o primeiro a discursar no evento. Em uma breve fala, ele agradeceu a Deus e aos presentes. “Eu só quero agradecer pelos meus 100 anos de vida que hoje completei e agradecer aqueles que vieram me prestigiar nesse momento tão histórico. Quero agradecer a Deus pelos 20 e poucos anos de mandato e pelos 100 anos de vida que Ele me deu”, disse ele, que foi aclamado com uma forte salva de palmas.

O prefeito Rivaldo Carvalho, demonstrou gratidão seu “Dió” e o parabenizou. “Queria parabenizar Teodomiro, o seu Dió, que sempre nos honrou com a sua personalidade como político, como cidadão. Fico muito feliz por hoje estar aqui nessa sessão honrosa comemorando seus 100 anos de vida. Anos de muito trabalho, ao lado de sua família e amigos. Teodomiro é uma pessoa que sempre nos ajudou na política e também depois dela. Me emociono, pois sou grato por tudo que ele nos fez, pelos seus conselhos. E chegar a 100 anos não é para todos. E para poucos mesmo, é chegar a 100 anos lúcido, vir aqui, fazer o seu discurso agradecendo a Deus pelos 100 anos, pela vida política e a todos os amigos que vieram a esse evento. Então, agradeço a todos vocês que estão aqui prestigiando, homenageando, os 100 anos de Teodomiro”.

A vice-prefeita, Bruna Leal, destacou a alegria por poder fazer parte do momento celebrativo e parabenizou o homenageado. “Não podia deixar de registrar minha emoção e gratidão de estar participando desse momento único, o aniversário de 100 anos. Isso é uma raridade, principalmente de um cidadão como o seu Teodomiro, que tem uma história na vida pública, na política e no desenvolvimento de Jaicós e Massapê. Uma história tão importante. Agradeço por tudo que o senhor fez por essas duas cidades. Desejo ao senhor muita saúde, que Deus o abençoe e que a gente ainda possa comemorar muitos aniversários com o senhor”.

O vereador Benedito Alencar se pronunciou representando a Câmara de Jaicós. Ele enalteceu a pessoa de Teodomiro e também repassou uma mensagem do empresário Chico Tauá, um dos idealizadores da sessão.

“Agradecer ao presidente da Câmara, ao prefeito, vereadores de Massapê e Jaicós, ex-vereadores do período do nosso amigo Teodomiro. Aqui já foi dito o que ele é, mas não poderia deixar de destacar a honestidade, prudência e compromisso que Teodomiro sempre teve. Chico Tauá sugeriu que as câmaras deveriam fazer essa homenagem a Teodomiro. Ele não pôde estar presente hoje, mas mandou uma mensagem em homenagem. No mais, só agradecer a Deus por esse momento”.

Outros presentes, entre vereadores, ex-vereadores e amigos, também se pronunciaram e direcionaram homenagens e palavras de estima e admiração a seu Teodomiro.

Após a sessão, foi realizada uma Missa em Ação de Graças, que aconteceu na residência de Teodomiro. A celebração foi conduzida pelo padre Miguel Feitosa, pároco local e marcada por momentos de comunhão, louvor e agradecimentos pela vida do aniversariante.

O padre Miguel, falou com alegria pela data e parabenizou seu Teodomiro. “Nós estamos rezando com alegria, fé e confiança, os 100 anos de seu Teodomiro. Hoje a festa é dele, mas a alegria é de todos nós. Para mim foi uma alegria ser convidado para celebrar essa eucaristia. Com certeza, celebrar 100 anos, juntamente com jovem, criança, adulto, é porque o senhor soube fazer amizades, conquistar famílias. Estamos alegres por Deus ter lhe dado essa graça de viver 100 anos, com ensinamentos, testemunhos e trazendo para sua família e amigos, a alegria de sua presença. Parabéns, que Deus lhe conceda saúde e paz”.

Após a missa, houve o momento de cantar os parabéns para o aniversariante e logo em seguida foi servido um almoço.


FOTOS | Sessão e Missa em homenagem ao centenário de Teodomiro Carvalho


A trajetória de Teodomiro

Teodomiro Luiz de Carvalho nasceu em 19 de novembro de 1923, na fazenda Serra, data Jaicós, Piauí, hoje município de Simões. Filho de Luís Benjamim de Carvalho e Ana Josefa de Carvalho, sendo um dos 9 filhos do casal.

Publicidade

Em 01 de novembro de 1947 com seus 25 anos, casou-se com Raimunda Luiza de Carvalho, falecida em 2020 aos 93 anos. Da união, tiveram 4 filhos, Zacarias, José Teodomiro, Epifânio e Constância, os dois últimos em memória, além de 17 netos, 14 bisnetos e 3 tataranetos.

Constituiu Família e foi residir em Angical, onde passou a prática de negociar algodão e pele de animais. Nos anos 60 adquiriu propriedade em Caraíbas, para onde se mudou com a família e deu seguimento na prática de criatório de animais, plantio e a comercialização de produtos como algodão, pele de animais, farinha, rapadura e outros, com compradores de municípios vizinhos e região. Na época o meio de transporte era animais e Teodomiro viajava dias e dias para comprar e revender.

Em 1976 iniciou na vida política. Seu primeiro cargo eletivo foi de vice-prefeito de Jaicós, ao lado do então prefeito José Nicolau de Sousa, no período de a976 a 1980.Nessa época, pôde trabalhar pelo município e levar diversas benfeitorias.

De 1982 a 1988, foi vereador de Jaicós. Foi reeleito para o quadriênio 1989-1992; e novamente, para o terceiro mandato como vereador de Jaicós, entre 1993 e 1996.
Teodomiro lutou pela emancipação do município de Massapê do Piauí, que aconteceu em 1995. Ele teve a iniciativa de fundar o partido, à época, o PMDB, do qual foi presidente por dois mandatos.

Foi eleito vereador de Massapê na primeira legislatura e exerceu o cargo de presidente da Câmara por dois anos. Junto a Olavo José da Silva, construiu o atual prédio da Câmara Municipal.

Publicidade

Teodomiro foi reeleito vereador em Massapê e exerceu seu último mandato entre 1996 e 2000. Nas eleições seguintes, apontou seu filho José Teodomiro como candidato, sendo ele eleito vereador.

Ainda no ano 2000, Teodomiro deixou a localidade Caraíbas para residir na cidade de Massapê, onde permanece até hoje.

Facebook

MAIS ACESSADAS