Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos realiza 8ª conferência e propõe ações em prol dos direitos das crianças e adolescentes

Publicado

em

O município de Padre Marcos realizou nesta quarta-feira (16), a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que visa promover ampla mobilização social para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.

O evento, promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Prefeitura de Padre Marcos e Secretaria Municipal de Assistência Social, e com apoio das demais secretarias, Comissão Intersetorial e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu membros da sociedade civil e representantes do Poder Executivo e Legislativo.

Na solenidade de abertura, duas alunas da rede municipal, cantaram o Hino do Município. Também foi realizada uma apresentação cultural religiosa com as crianças do Ministério Infantil da Igreja Assembleia de Deus.

Em seu pronunciamento, a secretária de Assistência Social, Maria Lucicleide da Silva Dias, agradeceu aos prefeito e integrantes das secretarias e falou do objetivo da conferência. “Essa conferência foi convocada pelo CMDCA, em consonância com a Secretaria de Assistência Social, objetivando avaliar as ações das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes do nosso município no período da pandemia, bem como traças metas e planejar ações futuras para os próximos anos. Quero agradecer a presença e apoio do prefeito Valdinar, do CMDCA, esse conselho tão atuante. Agradecer a equipe da Assistência Social pela dedicação em todas ações; aos adolescentes do NUCA à nossa palestrante; e a presença de todos os profissionais das demais secretarias, o apoio e parceira de todos vocês, Juntos vamos planejar ações que venham proteger as nossas crianças e adolescentes”.

O prefeito Valdinar Silva, disse que o intuito é planejar ações e garantir qualidade de vida às crianças e adolescentes. “Agradeço de forma especial a todos vocês que estão aqui presentes, agradecer a secretaria e a gestora da Assistência, a Lucicleide, por estar realizando no nosso município mais uma conferência. A conferência é para que a gente possa planejar ações para os próximos anos, focando nos pilares do fortalecimento de vínculos e luta pelos direitos das crianças e adolescentes, para que eles sejam realmente garantidos e nossas crianças e adolescentes possam ter condições de viver bem na família, na sociedade e na escola. O planejamento acontece com ações que iremos nos propor a fazer para fortalecer e garantir eficácia ao trabalho desenvolvido”.

Herickson Renato, integrante do NUCA, destacou a importância do momento. “Quero dizer que estou muito feliz em estar nesse dispositivo de honra e pela oportunidade de participar da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é um momento importante para discutirmos e sugerirmos ações e prol dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”.

Logo após, a palavra foi repassada à Dra. Vanessa Marques, presidente do CMDCA, que conduziu o momento de leitura e aprovação do regimento. Ela também agradeceu a gestão municipal pelo apoio no trabalho voltado ao público infantil e adolescente.

“Gostaria de parabenizar a gestão do prefeito Valdinar, que sempre esteve alinhada ao CMDCA, comprometida e empenhando-se para garantir o efetivo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes de Padre Marcos, mediante uma administração voltada ao interesse coletivo e também às necessidades humanas. Nesse momento de conferência é o nosso espaço de legitimar o nosso compromisso realmente de garantir o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes. Que possamos dialogar e propor estratégias, ações, de enfrentamento às diversas formas de negligência e violência a esse público”.

Em seguida, aconteceu a palestra magna, que foi ministrada por Ângela de Maria Bezerra, que discorreu sobre o tema geral da conferência : “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos cinco eixos e elaboração de propostas. Os eixos são: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Entre as propostas apresentadas: implementação de técnicas da Assistência Social e Psicologia, dentro das escolas; propor mudanças na lei de oferta do Ensino Médio no EJA, para garantir o acesso aos menores de 18 anos; intensificar o protagonismo juvenil, dando o apoio necessário ao desenvolvimento das ações propostas pelos adolescentes; fomentar a implementação de famílias acolhedoras, para crianças e adolescentes que precisam ser temporariamente afastadas do núcleo da família natural; e garantir recursos para oportunidades de trabalho na administração pública, para adolescentes de 15 a 17 anos.

Após as apresentações, o evento foi encerrado com a eleição dos delegados que participarão da conferência estadual representando o município. Foram eleitos: Anatálio Antônio da Silva, Thuanny Mikaella Silva, Alexsandra Sousa Modesto, Gilvani Antônio de Macedo, Herickson Renato da Silva e Isaque Annael Carvalho Reis (Adolescentes).

Ao final do evento também foi feita a entrega de certificados aos participantes.

Homenagens

Na oportunidade da programação, homenagens foram prestadas pela equipe do CMDCA, secretarias de Assistência, Educação e Saúde, e pelo prefeito Valdinar Silva e a primeira dama Edilene Silva, à Dra. Vanessa Marques, que em dezembro, deixará de integrar o quadro de servidores do município.

Nas falas de muitos, Vanessa Marques foi definida como uma profissional de excelência, dedicada e preparada para colaborar nas mais diversas áreas. As mensagens tamb´ém foram de agradecimento pelos serviços prestados no município.

A psicóloga também foi presenteada pelas equipes.


Facebook

MAIS ACESSADAS