Connect with us

Padre Marcos

Padre Marcos registra aumento nos casos de síndrome gripal; saúde alerta população sobre cuidados

Publicado

em

A epidemia de gripe que está afetando vários estados do país, já avança também pelos municípios do Piauí. Na cidade de Padre Marcos, o número de atendimentos a pessoas com síndrome gripal, cresceu expressivamente, neste primeiro mês do ano de 2022.

Segundo informações da diretora do hospital local, Agda Érica, entre os atendimentos realizados até o momento, cerca de 80% é de pacientes com sintomas similares aos da gripe comum, causada pelo vírus influenza.

“Nos primeiros dias de janeiro tivemos um aumento de 500% nos casos de síndromes gripais, e ainda ressurgimento de alguns casos de covid no município. Com isso, a população tem que entrar em alerta. Dos atendimentos que estão sendo feitos, 80% são relacionados a síndrome gripal” ressaltou ela.

Os sintomas mais relatados pelos pacientes são febre alta, tosse e fraqueza no corpo. “Muitas pessoas procuram o serviço de saúde porque não estão conseguindo baixar a temperatura com a medicação de uso oral, e aí é preciso o uso do injetável. Dessa forma, a gente está com o sistema um pouco colapsado, com os atendimentos numa sobrecarga altíssima”.

Agda disse que o relaxamento quanto ao uso de máscara por parte da população, tem contribuído para o rápido avanço dos casos gripais. “A gente atribui também o surgimento dessa virose de maneira tão agressiva como está acontecendo, à diminuição do uso de máscara. Então, a gente pede à população que continue usando máscara, pois ela é um instrumento indispensável nesse momento”.

Publicidade

Ela também orientou a população a seguir com a higienização das mãos, utilização do álcool gel, manter os ambientes ventilados, evitar tocar olhos e bocas constantemente e também as aglomerações.

Agda ainda alertou a população para que evitem banhos em barragens e outras formas de aglomeração. “Vamos evitar também esse banhos nessas primeiras águas das barragens e os demais locais de aglomeração, para a gente estar tentando controlar esse surto e voltar à normalidade”.

Ela também informou que o município está reforçando a equipe de saúde, para os atendimentos. “O prefeito está reforçando a equipe de saúde para estarmos prestando esse atendimento à população de maneira mais específica. Estamos realizando testes de Covid diariamente e fazendo o possível para que a população tenha os menores impactos possíveis, mas necessitamos da colaboração das pessoas nesse sentido”.

No município também está em andamento a campanha de vacinação contra a influenza. Ao se vacinar, o paciente diminui muito a chance de ser contaminado pelo vírus Influenza, porque a vacina ensina o organismo como reconhecer o vírus e a montar uma resposta de defesa forte contra ele.

Sobre a Influenza

Publicidade

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e pode causar pandemias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que a ocorrência de casos da influenza varia de leve a grave e pode levar ao óbito.

A doença é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

Para se prevenir, além da vacinação, podem ser observados os seguintes cuidados: Manter a distância de 1,5 metros das outras pessoas; Higienizar as mãos com frequência. Lave com água e sabão ou use álcool gel 70%; Utilização correta das máscaras cobrindo a boca e o nariz; Adotar hábitos saudáveis, alimentar-se bem e manter-se hidratado; Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; Evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.

Facebook

MAIS ACESSADAS