Connect with us

Patos do Piauí

PATOS | Alunos da Unidade Escolar Martinho Vieira visitam Serra da Capivara

Publicado

em

No último sábado (03), acompanhados de 13 professores, alunos do 1º Ano do Ensino médio e Técnico em Recursos Humanos, da Unidade Escolar Martinho Vieira, no povoado Cajueiro, município de Patos do Piauí, trocaram as explicações da sala de aula pelas explorações arqueológicas no Parque Nacional Serra da Capivara, localizado nos municípios piauienses de Coronel José Dias e São Raimundo Nonato.

A atividade teve como objetivo apresentar aos alunos, nuances da produção de conhecimento produzidos no parque, além da identificação, reconhecimento e valorização de espaços naturais, arqueológicos, históricos e de pesquisa.

Antes de explorarem a Serra da Capivara, os alunos receberam aulas expositivas sobre a pré-história, a história do homem americano e a importância dos sítios arqueológicos do Piauí para o mundo. Após a fase teórica, colocaram em prática todo o conhecimento aprendido durante a exploração.

No parque, conheceram o conjunto de chapadas e vales que abrigam sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico. Conheceram também a riqueza em fauna e flora que o local possui.

De acordo com a diretora, Maiara Oliveira, foi uma experiência única de ensino e aprendizado. “Um lugar muito bonito, de natureza inigualável, um parque exótico e um dos mais bem conservados do mundo. Uma experiência riquíssima, vai ficar na memória dos alunos” destacou.

Considerado pela UNESCO Patrimônio Mundial, o parque foi criado através do decreto de nº 83.548, emitido pela Presidência da República em 5 de junho de 1979, com a finalidade de proteger um dos mais importantes exemplares do patrimônio pré-histórico do país.


Com informações de:
Edvan Luiz da Silva
Professor do Curso Técnico em Recursos Humano

Facebook

MAIS ACESSADAS