Connect with us

DESTAQUES

Chuvas irregulares marcam período invernoso na região de Picos

Publicado

em

Inverno com períodos de estiagem. Para quem esperava chuvas intensas que configuram ‘bom inverno’ está verificando outra realidade na região sertaneja do Piauí: sol forte e altas temperaturas. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) o volume de água chovido no mês de janeiro do ano em curso, na cidade de Picos, ficou abaixo da média prevista, um total de 105 milímetros quando a marca a ser registrada era de 200 milímetros.

Outro fator que tem ocasionado a expressão “inverno fraco” são as altas temperaturas que beiram os 38°C e as preciptações pluviométricas que tem ocorrido em áreas isoladas, e não numa abrangência regional.

Segundo o técnico do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, a irregularidade das chuvas tem provocado perdas ao homem do campo. Em alguns municípios da região,  a seca ainda é a paisagem natural vista.

“Na primeira quinzena de janeiro tivemos uma boa quantidade de chuva e depois abriu uma estiagem de uma semana. As chuvas voltaram, porém em áreas isoladas. Todo dia visualizamos chuvas na região, em alguns municípios está seco ainda e algumas plantações que são novas estão se perdendo”, afirmou o meteorologista.

O agricultor, Francisco dos Santos, tentou acompanhar o curso das chuvas e iniciou o plantio de milho e feijão em dezembro do ano passado.  A plantação prosperou, mas a falta de novas chuvas prejudicou o desenvolvimento das plantas.

“O inverno começou forte, bom mesmo, animou a gente que planta. Depois que o milho e o feijão floresceu está faltando a chuva e isto prejudica o desenvolvimento da planta. As chuvas também estão finas aqui na nossa região e não molha bem a terra”, frisou o agricultor.

Publicidade

Temporais ocasionaram mortes de animais bovinos

Mesmo diante da irregularidade das preciptações pluviométricas, temporais são registrados na região de Picos. A causa são as altas temperaturas que no processo de evaporação se transformam em vapor de água e formam as nuvens de chuvas.

Eugênio Lopes explicou que não há estimativa para a quantidade de raios que já caiu na região, porém ele confimou as mortes de dois animais bovinos nos municipios de Picos e Bocaina, ocasionadas pela queda dos mesmos.

“Já ocorreram alguns incidentes na região como a morte de dois animais bovinos ocasionados por queda de raios. A queda de raios acontece com maior frequência no interior, pois não possui para-raios. Os animais acabam se refugiando debaixo de árvores e sabemos que a mesma os atrai”, disse.

Previsão do tempo para os próximos dias

Publicidade

Apesar dos períodos de estiagem, a previsão meteorólogica aponta chuvas mais internsas a partir da primeira semana de fevereiro com abrangência regional. Além disso, a previsão anual é que o volume de água chegue à 600 milímetros.

Fonte: Folha Atual | Foto: reprodução

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS