Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

PADRE MARCOS | Em reunião, Comissão Intersetorial articula ações para o Selo Unicef

Publicado

em

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef  do município de Padre Marcos se reuniu na manhã desta quarta-feira, 14, para planejar e articular ações para o Selo, que  é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em prol da infância e da adolescência.

A Comissão é formada 22 pessoas, tendo como membros representantes das Secretarias Municipais de Saúde Educação,  Assistência Social, Cultura e Esporte,  como também, representantes da sociedade civil, igrejas, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos  das Crianças e Adolescentes, além de representantes do Poder Executivo e Legislativo.

O encontro foi coordenado pela articuladora do Selo do Unicef, Maria Gorete de Sousa Leal, e pela mobilizadora Thuanny Mikaella. Inicialmente foi realizada a apresentação do  vídeo ‘Vamos Construir’  e uma dinâmica com uma reflexão  sobre o compromisso dos atores envolvidos nas políticas públicas pela primeira infância.

Durante a reunião foi dialogada sobre as etapas do Selo Unicef, apresentado os resultados sistêmicos,  apresentado as ações de validação de cada setor (saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer), foi ainda discutido sobre o Fórum Comunitário do primeiro semestre,  a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  e a  elaboração do plano de trabalho no Selo Unicef.

Segundo Thuanny,   o objetivo da reunião  foi debater  sobre o plano de ação.  “Nesse encontro elencamos  as ações em que o município já desenvolveu de janeiro de 2017 até agora, como também,  planejamos  e articulamos as ações futuras para que possamos melhorar todos os índices  de Padre Marcos referente infância e adolescência”, disse.

Publicidade

A mobilizadora do Selo citou algumas ações realizadas. “O caminho do Selo é composto por oito etapas,  e Padre Marcos já está na sétima etapa que é a  implementação e execução das ações para alcançar os resultados. Esse ano município já realizou a campanha ‘Fora da escola não pode como nunca’, e estamos nos preparando a campanha ‘Partiu, mudar educação para a cidadania democrática’, onde os adolescentes serão  incentivados a tirarem o seu título de eleitor para que possa exercer seus direitos enquanto cidadão”, disse.

Para o prefeito de Padre Marcos, Valdinar Silva, a reunião muito produtivo. “Além de  fortalecer a Comissão do Selo, articularmos  mais ações, programas e políticas públicas em prol  das crianças e dos adolescentes do município de Padre Marcos”, disse o gestor.

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef edição 2017-2020,  tem como objetivo propor políticas municipais de implementação e aprimoramento de programas e políticas de atenção à infância,  garantindo os direitos das crianças e adolescentes indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições, diretrizes e estratégias para efetivação das políticas públicas do município de Padre Marcos.

Mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS