Connect with us

Jaicós

Jaicós sediará Oficina Ortopédica do CEIR; profissionais e secretários participam de reunião

Publicado

em

O município de Jaicós sediou na manhã desta terça-feira, 16 de abril, uma reunião entre profissionais que atuam na saúde do município e representantes da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A reunião, que aconteceu no auditório da Assistência Social, contou também com a participação de representantes de municípios da região. Estiveram presentes as secretárias de Saúde, Audeli Coutinho, de Jaicós, Deliany Cavalcanti, de Massapê do Piauí, Gardênia Oliveira, de Vera Mendes, Wilson Marcelo, de Campo Grande e Matias Lopes, de Itainópolis.

Durante a reunião foi tratado sobre a Oficina Ortopédica Itinerante, que integra o Programa Passo à Frente, uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o CEIR.

Jaicós receberá a Oficina Ortopédica, beneficiando também municípios vizinhos, com a produção de órteses e próteses, além da entrega de meios auxiliares de locomoção e serviços como ajustes, adaptações e pequenos consertos em equipamentos já entregues pela oficina.

A reunião foi conduzida pelos profissionais, Aderson Luz, Superintendente Multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR), que tem raízes familiares no município é um dos responsáveis pela vinda da oficina para Jaicós, Raquel Brito, coordenadora de projetos do CEIR e Rosélia Carvalho, Coordenadora dos Programas e Estratégias da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI).

Publicidade

Os profissionais repassaram todas as informações sobre como será realizada a oficina, a busca pelas pessoas que serão atendidas, os serviços oferecidos, a estrutura que o município deve fornecer para os atendimentos, entre outros pontos.

Em entrevista ao Cidades na Net, a secretária de Saúde de Jaicós, Audeli Coutinho, falou do objetivo da reunião. “O intuito da reunião é estar colocando a par da ação a equipe de agentes de saúde do município, que são os principais agentes que estarão trazendo para a secretaria essa demanda de necessidade de órtese, prótese, de muleta, tudo que foi falado aqui, e também de inteirar os municípios vizinhos, que estarão participando em Jaicós, que é o município sede, do Passo a Frente” disse.

Segundo Audeli, a oficina acontece em duas etapas. “Foi feita a apresentação de como será tudo, que acontecerá em duas etapas, essa primeira de informação e posteriormente, ainda sem data confirmada, mas provavelmente no dia 20 de maio, acontecerá a triagem, a equipe virá para Jaicós e de acordo com o levantamento dos agentes de saúde vai fazer as consultas, tirar medidas, todo o procedimento necessário. Os municípios vizinhos também virão para cá trazendo o seu pessoal” disse.

A secretária também destacou que desde o ano de 2017 que a gestão municipal, através do prefeito Ogilvan Oliveira, o Neném de Edite, tem lutado em busca de trazer a ação para Jaicós, pois o município possui um grande número de pessoas que necessitam dos atendimentos que são ofertados através da oficina.

“Foi uma luta, desde 2017 que a gestão começou a correr atrás, por várias estivemos em Teresina em busca de que esse caminhão da CEIR viesse para Jaicós. Estive várias vezes com o prefeito no CEIR, na SESAPI, tentamos trazer ano passado e não conseguimos, mas esse ano deu certo e será um projeto que irá beneficiar muita gente” relatou.

Ela ainda disse que a cidade possui várias pessoas que precisam de assistência voltada para a reabilitação. “Tem muita gente que está “escondida”, muitas crianças que a gente pensa que não tem, mas andando no interior a gente vê que tem uma demanda grande de pessoas que precisam de muletas, andador, cadeira, de uma assistência a mais voltada para a reabilitação” destacou.

Publicidade

Ainda de acordo com Audeli, o intuito é fazer uma culminância geral no mês de setembro, com a entrega de todos os equipamentos.

Sobre a Oficina

A Oficina Ortopédica Itinerante funcionará com uma carreta para a produção de órteses e próteses, além de coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito; um micro-ônibus para o transporte de uma equipe técnica do Ceir (formada uma terapeuta ocupacional, dois sapateiros, um projetista e um técnico em ortopedia) e um caminhão para o transporte de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores, entregues pelo serviço através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com uma equipe multiprofissional do Ceir, formada por terapeuta ocupacional, projetista e um técnico em ortopedia, e apoio de profissionais do município sede, a carreta tem capacidade para realizar 100 atendimentos por dia, que consistem em prescrição, medida e confecção de moldes, provas e entregas.

Os produtos são confeccionados conforme a necessidade de cada pessoa, com moldes específicos e personalizados, produzidos com equipamentos de alta tecnologia e última geração, proporcionando melhores condições de uso, maior independência e conforto.

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS