Connect with us

Padre Marcos

PADRE MARCOS | Em entrevista, coordenador da Ciretran avalia gestão e mostra melhorias implantadas

Publicado

em

Prestes a completar 40 meses de gestão na 30ª Circunscrição Regional de Trânsito da cidade de Padre Marcos, o coordenador do órgão de trânsito, Antônio Lisboa da Silva, concedeu entrevista, onde fez uma avaliação positiva e elencou as melhorias implantadas.

Lisboa assumiu a coordenação do órgão em outubro de 2011. Desde então, iniciou o projeto de melhoria da Ciretran. Segundo ele, foram 23 viagens ao Detran Piauí, em Teresina. Hoje, a Ciretran de Padre Marcos é apontada como uma das mais equipadas e organizadas do interior do Piauí.

O órgão recebeu várias melhorias, desde a placa de identificação, o material de expediente, 16 cadeiras acolchoadas, frigobar, armários, computador, central de ar e duas impressoras que possibilitam mais agilidade na prestação dos serviços, com a emissão imediata dos documentos do veículo – Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV/DUAL) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV/DUT). “Em 40 minutos o proprietário sai com os documentos em mãos e emplacado”, disse. Lisboa lembra que antes da instalação das impressoras, os documentos eram enviados para Teresina e demoravam semanas para retornar à Ciretran.

Outra grande conquista da gestão de Lisboa à frente do órgão foi a construção de um galpão de vistoria, cujas obras foram executadas em apenas 40 dias, numa parceria articulada entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Padre Marcos. Com isso, todo o serviço ofertado pela 30ª Ciretran passou a ser feito todo internamente.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/materias/cire3.JPG

Outra estratégia adotada pelo coordenador e que deu resultado, foi a utilização de meios de comunicação para levar informação aos proprietários de veículos como vencimento dos licenciamentos e os valores das taxas do Detran. Através da Rádio Boa Esperança, Antônio Lisboa, que também é radialista, promoveu uma campanha de conscientização dos proprietários de veículos, estimulando os mesmos a emplacarem seus veículos no município onde reside. “O resultado dessa campanha foi positivo. Hoje, mais de 70% dos veículos regularizados em Padre Marcos e Belém do Piauí já foram transferidos para os respectivos municípios”, disse. Segundo Lisboa, grande parte desses veículos tinham placas de Araripina, no Pernambuco, ou de Picos.

Publicidade

A mobilização gerou receita para os cofres dos municípios do Estado. A Ciretran de Padre Marcos, que antes arrecadava cerca de R$ 10 mil por ano, agora tem uma arrecadação superior a 100 mil reais por ano. Só no ano de 2014, foram arrecadados R$ 140 mil. “Nesses 40 meses, entre novos emplacamentos e transferências, já são 1.100 veículos com placas dos municípios de Padre Marcos e Belém do Piauí, sendo 850 e 350, respectivamente”, informou o coordenador.

Outra ação inédita no setor público no Piauí adotada por Antônio Lisboa e que também gerou resultados, foi abrir as portas do órgão de trânsito aos sábados, das 8h às 12h. Segundo ele, o objetivo foi facilitar a vida dos proprietários de veículos que residem na zona rural e que, por algum motivo, não podem ir até o órgão durante a semana. “Muitas dessas pessoas só vem à cidade no sábado, dia em que acontece a tradicional feira livre do município, e o órgão estava fechado. Para facilitar a vida destes, nós resolvemos abrir as portas também aos sábados”, disse.

A atuação de Lisboa tem sido alvo de elogios por parte dos gestores municipais de Padre Marcos e Belém do Piauí, que já sentem a mudança diante do aumento das receitas do município, e pelos usuários do Detran, diante da acessibilidade e agilidade nos serviços.

SCAN0018

Em entrevista, Antônio Lisboa fez uma avaliação positiva da sua gestão à frente do órgão de trânsito e manifestou seu desejo de continuar à frente no órgão na gestão do futuro governador Wellington Dias. “A minha avaliação é positiva. A Ciretran de Padre Marcos melhorou muito na nossa gestão e hoje é uma das melhores do interior do Piauí, fruto do nosso empenho e dedicação, como também do ex-diretor geral do Detran, José Antônio Vasconcelos, que sempre atendeu aos nossos pleitos, e dos prefeitos Netinho Araújo e Débora Carvalho. Diante disso, nossa intenção é continuar a prestar o nosso serviço, com excelência, junto ao Detran e contribuir com os municípios e com o Estado”, afirmou Antônio Lisboa da Silva, que é servidor do Estado do Piauí há 21 anos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS