Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Padre Marcos realiza Desfile Cívico e retrata a Cultura Afro-brasileira

Publicado

em

“História da Cultura Afro-brasileira e suas raízes”. Esse foi o tema retratado no Desfile Cívico da Independência, realizado pela Prefeitura de Padre Marcos, gestão do prefeito Valdinar Silva, através da Secretaria Municipal de Educação, na sexta-feira (06).

Cobertura fotográfica completa: Confira as fotos do Desfile Cívico em Padre Marcos

O desfile em comemoração ao 7 de setembro, contou com a participação de 13 pelotões, formados pelas escolas das redes municipal, estadual e particular, Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Maçonaria e Segurança Municipal. Também participaram do desfile as bandas marciais de Padre Marcos, Marcolândia e Francisco Macedo.

O desfile foi marcado pela beleza e cores das caracterizações usadas pelos alunos e professores. Comunidades Quilombolas, Religião, Arte, Música, Dança, Principais personalidades, Lendas e Brincadeiras, Culinária e Vestuário foram os subtemas apresentados pelas escolas.

O ato cívico, que foi acompanhado por uma multidão, teve início próximo ao Mercado Público Municipal e percorreu as principais ruas da cidade. Com uma parada realizada em frente à Prefeitura Municipal, a Banda Marcial de Padre Marcos, entoou os Hinos Nacional e Municipal.

O desfile seguiu até a Praça Padre Marcos, onde foi realizada a cerimônia de encerramento. As bandeiras do Brasil, Piauí e Padre Marcos, conduzidas pelas jovens Eliclésia Silva, Ana Cláudia e Lucicleide Macedo, foram entregues ao prefeito, vice-prefeito, e secretário de Educação, respectivamente. Logo após, os pelotões apresentaram suas temáticas ao grande público presente.

O secretário de Educação, Eraldo Carvalho, agradeceu ao prefeito Valdinar pelo apoio e a todos que participaram do desfile. “Agradeço a Deus pela oportunidade de realizar mais uma vez esse desfile. Minhas palavras são de agradecimento, pois esse evento não se faz sem a participação de todos. Agradeço ao prefeito Valdinar pelo apoio de sempre, pelo incentivo a cada ano, de fazer com a cultura do nosso município seja resgatada. Agradeço a equipe da Secretaria de Educação, comissão organizadora pela competência, parceria e dedicação. Aos participantes de todas as redes de ensino, aos pais. Parabenizo aos alunos, que deram um verdadeiro show de civismo e organização. Ficamos imensamente gratos também pela participação das igrejas, segurança municipal, loja maçônica. Agradeço e parabenizo também as bandas marciais de Padre Marcos, Marcolândia e Francisco Macedo” disse.

Eraldo ainda disse que o tema foi abordado com o objetivo de levar os alunos a valorizar a cultura afro-brasileira. “O tema abordado esse ano trata-se de um projeto desenvolvido nas escolas, onde o principal objetivo foi mostrar a influência dessa cultura em nosso dia a dia, conscientizando nossos alunos de forma que possam conhecer e valorizar essa riquíssima cultura como sujeito da nossa história. Espera-se romper qualquer tipo de preconceito ou racismo nas escolas e que essa data da independência nos lembre a necessidade de estarmos sempre prontos para lutarmos por nossos direitos” finalizou.

Publicidade

O prefeito municipal, Valdinar Silva, também discursou em tom de agradecimento. “Gostaria de agradecer através da Secretaria de Educação, pela organização. São diversos profissionais envolvidos, hoje a nossa educação inclui cerca de 220 funcionários e 1400 alunos. Agradeço a Deus por estarmos realizando o nosso terceiro desfile, agradecer a todos que fazem parte de cada uma das escolas participantes, as igrejas, a maçonaria, o nosso grupo de segurança. Obrigado a todos que participaram conosco” disse.

O aluno Wesley de Carvalho, da escola Francisco Luís de Macedo, disse que a gestão vem resgatando culturas. “O prefeito vem resgatando culturas desde o primeiro ano de sua gestão e este ano foi resgatada a cultura afro-brasileira, vendo-se a importância de realizar trabalhos voltados a essa cultura, que é esquecida e sofre muito preconceito ainda hoje e que deve ser trabalhada não somente nas escolas, mas em outras instituições. E esse desfile resgata essa cultura. Participo dos desfiles desde o primeiro ano e é muito bom poder colaborar para algo que é tão importante na nossa sociedade” falou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS