Connect with us

Legislativo em Foco

Câmara de Patos do Piauí realiza sessão virtual; veja como foi

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado, 27, mais uma sessão ordinária virtual. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador José Hélio dos Santos, presidente da mesa diretora da Casa Legislativa.

Sem matérias para discussão, inicialmente, houve a leitura de uma nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Educação, e em seguida, os vereadores se pronunciaram.

Na nota,  apresentada pela a secretária da Câmara Thayná Lima, a secretária de Educação Penha Veloso, esclarece sobre  pronunciamentos  de vereadores na sessão passada. Dentre outros pontos, a nota cita,  o pronunciamento do vereador Luiz Evaristo,  em relação a distribuição dos kits da merenda escolar, em que gestora configurou as palavras do parlamentar como desrespeitosas e inverídicas. Penha disse ainda no documento, que cumpre seu trabalho com  dedicação, organização, responsabilidade e seriedade, e nega que tenha sido entregue produtos vencidos, e que  para a distribuição da merenda, foram, seguidos todos os protocolos normativas e orientações dos órgãos competentes,  onde observar os prazos de validade é uma dessas normas.

A nota ainda esclarece sobre a declaração da vereadora Luzitânia Reis, que  teria afirmado que merenda foi entregue apenas para  os alunos beneficiários do Bolsa Família. Segundo o documento foi dito que apenas os alunos do programa Bolsa família iriam receber,  e que a merenda foi distribuída  para todos os  alunos da rede, num total de 895 kits.

A vereadora Luzitânia Reis, foi a primeira a se pronunciar. A parlamentar inciou mencionando  sobre o ofício recebido da Câmara, em que a mesa diretora cobrou a respeito dos seus discursos,  em relação aos bens públicos, quando disse que foi eleita para fiscalizar, defender o povo e denunciar quando houver necessidade[…]. Disse ainda para os demais fiscalizarem e questionou se eles foram eleitos apenas fazerem dobradinhas de presidência.

Publicidade

Em outro momento,  a vereadora pediu ao Poder Executivo para  honrar o acordo com os professores, relacionado o segundo turno referente a dezembro de 2019. Sobre o esclarecimento da secretária de educação, a parlamentar disse que ia manter com as suas palavras, reafirmado falta de organização e de responsabilidade.

Ela ainda comentou sobre o uso indevido das máquinas, e o uso indevido de combustível, além de ter repercutido sobre o mosquito da dengue, citando que tem muitas ruas, estão com esgotos que acumulam muita água. Por fim, comentou sobre o posto da localidade Palmas que não foi equipado, e que tem pré-candidato prometendo equipar em troca de voto, e que o mesmo deve ser equipado pelo poder público.

O vereador Adalberto Lopes, expressou o desejo, de  que venham dias melhores para o município. Em seguida  respondeu a vereadora Luzitania, afirmando que foi eleito pelo povo para fiscalizar e ajudar, e não trazer palavras pejorativas, e sim levará a justiça, mas sem provas não pode levar para a tribuna.

O parlamentar ainda parabenizou a vereadora Zuleide pelas obras que está recebendo na sua localidade, e também, ao povo de Patos. Ele  citou algumas das  melhorias conseguidas pela gestão,  como a estrada do povoado Cajueiro  através de  convênio com o governo federal,  a conclusão de duas UBS no interior, a ampliação da UBS do Cajueiro, melhoria nas praças do povoado Cajueiro e da sede de Patos, completando que não pode dizer que o gestor não fez nada, igual ver alguns falarem. E finalizou  parabenizando o prefeito e a primeira dama, pela maneira em que  estão ajudando na pandemia.

Wilson Vieira, iniciou cobrando ao Poder Executivo, a troca de um  poste de madeira na Rua Marcelina Januária, e também,  reivindicou a  limpeza do acesso que liga as Ruas  Marcos Cariolano, Tenente João Rufino, 29 de Abril e Marcelina Januária, pedido que o serviço seja feito com ajuda de um maquinário.

Publicidade

Sobre as estradas vicinais, o vereador disse que a estrada do Morro da Onça não está boa, mas que não sabe se já passaram com a máquina depois que passou pelo local,  também comentou sobre uma estrada no Bom Jardim que a máquina não ajeitou, e que o Poder Executivo deve atender no geral e não por questão de voto, pois quem não vota hoje, pode votar amanhã. E por fim,  cobrou a limpeza das ruas, pois devido à chuva tinha muita água parada, sendo  muito propício a criação do mosquito.

O parlamentar  Francisco Oséas, informou sobre as estradas vicinais que estão sendo concluídas, e disse a colega Luzitânia que ela repete muito que foi eleita pelo povo, mas tem muitas coisas que, infelizmente, não vale a pena, pois muitas vezes o diálogo resolve mais.

 Marlon Costa, também, repercutiu sobre as estradas que estão sendo concluídas, e comentou  sobre a areia em uma estrada no Bom Jardim. Ele em outro momento,  lamentou sobre a pandemia, e pediu que a Secretaria de Saúde continue testando as pessoasl, inclusive,  os motoristas de ambulância e  os demais que de vez enquanto estão no Hospital Regional de Picos.

O vereador Antônio Rufino, parabenizou e elogiou o  prefeito Agenilson pelas obras realizadas, e  disse que com fé em Deus irá aparecer mais obras, e finalizou comentando sobre as estradas que estão sendo concluídas.

Luiz Evaristo,  disse que as estradas estão ficando boas, mas  ainda está recebendo muitas reclamações devido está sendo pulado algumas. Sobre a nota de esclarecimento da Secretaria de Educação, o vereador  disse que não tira nenhuma letra das palavras que usou, e falou  para a mesma que ela procure saber o papel de um vereador, e que se a mesma estiver incomodada que  faça as coisas certas.

Publicidade

Ele ainda pediu transparência, e solicitou cópias das licitações do transporte escolar 2019/2020, cópias do contrato e notas fiscais que foi paga a empresa em 2019/2020, afirmando que se  a mesma não mandar, irá notificá-la e solicitar a auditória junto com a polícia federal.

A vereadora Zuleide Valdete,  falou sobre o encerramento do primeiro semestre e disse que espera que na volta do segundo semestre as  sessões retornem  presenciais,  e que a doença tenha sido controlada, se não acabada.

Ela agradeceu as felicitações dos colegas vereadores, em relação as obras do Bom Jardim e mencionou que a areia em uma estrada da referida localidade todo ano é uma confusão. Ainda informou que a máquina que está no Morro da Onça, e que lá ainda não foi finalizado o serviço.

A parlamentar respondeu a vereadora Luzitânia,  que todos foram eleitos pelo povo, e foi  para defender o povo e que lhe enviado o ofício pedindo esclarecimentos de o porque a mesma fez acusações sem provas. E que a mesma nunca a viu chegar na sessão para lavar roupa suja, como a mesma já fez.  Ainda segundo Zuleide, antes de falar qualquer coisa deve-se primeiro averiguar se a informação procede e se é verídica. E finalizou  pedindo  a Deus saúde para entrar no próximo semestre com mais força e conseguir melhorias para o município, pois não adianta só falar e não trazer nenhuma obra para o povo.

O vereador e presidente José Hélio,  disse que ouviu atentamente todas reivindicações e cobranças de cada parlamentar, e pediu a Deus que ilumine os dias de vida de todos, e que Graças a Deus os 4 casos confirmados de covid-19, constam que já estão curados.

Publicidade

Também pediu a Deus que dê sabedoria para que terminem o último ano de mandato de cada parlamentar cobrando o que deve ser cobrado no intuito de cada um. Em outro momento, disse a vereadora Luzitânia, que a mesa diretora irá fazer o que tem que ser feito,  inclusive, não foi a mesa que trouxe esse problema, e frisou  que o tom de ameaça é muito ruim.

 

Clique no link da página do facebook da Câmara e assista a sessão completa!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS