Connect with us

Jaicós

Secretaria de Saúde de Jaicós inaugura Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, segue investindo em ações e medidas de controle e prevenção para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do novo Coronavírus. Nesta terça-feira, 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, espaço destinado ao atendimento de pessoas com síndromes gripais e pacientes com suspeitas de estarem infectadas pelo vírus.

O Centro de Covid-19, implantado através do Ministério da Saúde, visa minimizar o impacto da doença no município, com uma estrutura para acompanhamento e tratamento de casos confirmados e triagem de pessoas com suspeitas de contaminação pela doença.

Instalado na Avenida Industrial, em uma área do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Mercês, o setor conta com acolhimento, recepção, sala de testes, sala de repouso, consultório médico e leitos de isolamento, onde atenderá casos de síndromes gripais que apresentem os sintomas da covid-19, como febre, tosse, coriza e dificuldade de respirar.

Em entrevista concedida ao Cidades na Net, a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, informou que o Centro é mais uma das ações que já vem sendo realizadas em Jaicós no enfrentamento a pandemia. Desde março, que a gente vem se empenhando, a Secretaria não parou, trabalhamos esse período todo incansavelmente, junto a Vigilância Sanitária, com barreiras, monitoramento e acompanhamento de pessoas que testaram positivo. Até que fomos um dos municípios que demorou a surgir os primeiros casos, mas desde que isso aconteceu continuamos com as medidas de prevenção, e a implantação desse espaço é  mais uma ação, e até que  tudo passe seguiremos engajados nessa luta, afirmou.

Audeli informou que mesmo tendo uma Ala de Covid-19, no hospital Florisa Silva, foi implantado o Centro de Enfrentamento para reforçar os atendimentos, tendo em vista, o aumento de casos no município. E explicou que o setor do hospital continuará funcionando, e que tem médicos exclusivos para atendimento de covid-19 a semana inteira, ressaltando que as pessoas que sentirem os sintomas podem procurar os dois espaços, que oferecem os mesmos atendimentos, testagem rápida, monitoramento e acompanhamento.

Publicidade

Nossos esforços estão voltados para combater a propagação desse vírus no nosso município. O Centro de Covid-19 vai auxiliar o atendimento que já vem sendo feito pela saúde. A administração pública tem se empenhado no enfrentamento contra a covid-19, mas é importante que cada cidadão também seja consciente e faça a sua parte adotando medidas de prevenção, finalizou Audeli.

O assessor geral da Saúde, Kainã Mendes, explicou que o Centro de Covid-19 é um programa criado recentemente pelo Ministério da Saúde com a intenção de prestar atendimento a população que apresente sintomas de gripe ou que estejam enquadrados em casos suspeitos de coronavírus.

Segundo ele, o novo setor de covid-19 vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h, onde serão ofertados atendimentos médicos, de enfermagem, realização de testes rápidos e orientações para a população quanto as medidas preventivas em relação ao coronavírus.

Devido ao trabalho técnico desenvolvido pela própria Secretaria de Saúde, conseguimos trazer mais essa ação para Jaicós, com intuito de atender as pessoas que apresentam sintomas de covid-19, onde estamos direcionando uma equipe para dar um reforço a mais nas ações que já vem sendo realizadas desde março. Já temos vários serviços voltados a prevenção e atendimento de casos da doença, mas, tendo em vista, o crescente aumento de casos no município, abraçamos a oportunidade e estamos trazendo o Centro, para dar mais esse apoio a população, afirmou Kainã.

Ele disse ainda que o aumento de casos, tem levado a pasta a intensificar as medidas voltadas ao monitoramento de possíveis casos, bem como aumentado as orientações aos profissionais, garantido os EPIs para os servidores, realizado a testagem de forma rotineira dos profissionais de atuam na linha de frente. Entendemos que é importante redobrar as atenções tanto quanto aos nossos profissionais, como à população, então a Secretaria de Saúde tem tentado ao máximo desenvolver  ações que minimizem os prejuízos causados pelo vírus em Jaicós, finalizou.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS