Connect with us

GERAL

Adapi intensifica fiscalizações volantes no estado

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI) intensificou a realização de fiscalizações volantes em todo o estado. O objetivo das ações é de coibir o trânsito irregular de animais e produtos de origem animal, evitar a introdução e disseminação de doenças ao patrimônio pecuário piauiense e proteger a saúde do consumidor.

Foram realizadas oito Fiscalizações Volantes integradas nas regiões de Picos e Palmeirais com Fiscais Estaduais Agropecuários da unidade de Teresina, Paulistana, Picos e Jaicós. A ação também contou com o apoio de policiais militares da Companhia de Picos. Na oportunidade, foi verificada toda a documentação zoosanitária exigida pela legislação vigente para o transporte de animais e produtos.

As fiscalizações promovidas nessa ocasião estão contempladas nas metas do Plano de Trabalho de Convênio celebrado entre a ADAPI e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Durante o trabalho nos municípios citados, foram vistoriados 72 veículos que transportavam animais e 801 animais foram inspecionados, sendo 437 ovinos, 170 bovinos, 134 caprinos e 60 suínos.

Aos que apresentavam alguma irregularidade, as devidas punições foram aplicadas. “Nove autos de infração e multa foram aplicados à transportadores que transitavam com animais desacompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA), conforme preconiza a legislação em vigor”, esclareceu o gerente de Defesa Sanitária animal da ADAPI, Idílio Moura.

Ainda segundo o gerente, durante todo o ano as fiscalizações volantes no Piauí estarão intensificadas, principalmente nos locais mais vulneráveis, onde há possibilidade de desvio de rota das cargas com animais pelos Postos Fiscais de Vigilância Agropecuária – PVAs localizados nas fronteiras com os estados vizinhos. As fiscalizações volantes ainda subsidiarão as ações realizadas nos Postos Fixos de Fiscalização.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS