Connect with us

GERAL

PICOS | Equipes da Agricultura fiscalizam uso indevido de água na zona rural

Publicado

em

Equipes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Picos intensificam o trabalho de fiscalização contra o uso irregular da água em localidades rurais do município.

Após contínuas reuniões de conscientização dessas comunidades sobre o uso da água para o consumo humano, a secretaria citada deu início a uma fiscalização coordenada com o objetivo de coibir e corrigir qualquer tipo de irregularidade na rede de abastecimento da zona rural picoense.

As ações acontecem em toda zona rural picoense em busca de ligações irregulares tais como irrigação de plantações, enchimento de piscinas e qualquer forma de desvio da água fornecida pelo município às comunidades rurais da região.

“Tem muitas irregularidades no município. Pessoas enchendo barreiros, irrigando plantações, e assim deixam outras pessoas em locais mais difíceis sem água”, explica o coordenador de abastecimento local, Kanope Alves.

Trabalho de campo
O coordenador ainda explica que em cada residência da extensa rede de abastecimento de água, o município de Picos deixa um ponto de água, ou seja, em cada casa é implantada uma torneira para uso doméstico.

Publicidade

Coordenador encontra ‘gato’ em chácara

‘Gato’ encontrado foi fechado

As equipes de campo, no ato das fiscalizações, encontram diariamente, casas com mais de três pontos de abastecimento (torneiras) sendo na sua grande maioria, grandes plantações, chácaras e até barreiros para criação de peixe.

“Esses pontos são irregulares e nós fazemos a fiscalização procurando corrigir tais ‘gatos’. Quando encontramos esses ‘gatos’, nós conversamos com o proprietário sobre as consequências que eles podem trazer para outras famílias. Após isso, é feita uma notificação e a correção, ou seja, retiramos o ‘gato’”, comenta Kanope Alves.

A distribuição da água e a manutenção dos poços, integra uma complexa e extensa rede de abastecimento monitorado e fiscalizado diariamente pela secretaria de agricultura picoense.

Comunidade
O agricultor Eneias Herculano, morador da localidade Capitão de Campo, avalia que o trabalho de fiscalização é fundamental para a manutenção e distribuição da água para os moradores. Segundo o agricultor, os ‘gatos’ prejudicam diretamente cada família que necessita da água oferecida pelo município picoense.

“Eu estou com três meses sem água na minha casa. Aqui tem gente usando água para fazer tudo na roça, por isso, nós ficamos sem água. A fiscalização da prefeitura é muito importante porque vai acabar com os ‘gatos’, avalia o agricultor.

Publicidade

Locais visitados
As equipes de fiscalização da secretaria de agricultura local estão percorrendo toda zona rural de Picos. Já foram visitadas localidades como Queimada da Ema, Chapada do Mocambo, entre outras.

Visita a poço em Samambaia

Visita a poço de abastecimento em Lagoa Salgada

Foram visitadas as localidades Capitão de Campo, Futuro e Lagoa Salgada. Também foram feitas vistorias em reservatórios no bairro Samambaia, Matadouro Público de Picos e as dependências do açougue público do bairro Junco.

Fonte: Ccom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS