Connect with us

GERAL

Sexta-feira Santa é o único dia do ano sem missas na Igreja Católica; veja motivo

Publicado

em

A Sexta-feira Santa é a única ocasião no ano em que a Igreja Católica não realiza missas. Nos demais dias, inclusive durante a Semana Santa, as celebrações ocorrem conforme o costume.

Segundo a tradição cristã, para os católicos, a Sexta-feira Santa é um dia marcado pelo silêncio da morte de Cristo. É um momento reservado para reflexão e comunhão com Deus, pois esta data religiosa relembra a crucificação de Jesus.

🙏 O QUE DIZ O SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA? 

Conforme o Santuário Nacional de Aparecida, a Sexta-feira Santa é dedicada à reflexão dos católicos, que aproveitam o momento para expressar gratidão a Jesus Cristo, aguardando a celebração da ressurreição na Páscoa.

⛪️ PADRE FALA SOBRE O TEMA: 

Publicidade

O padre Edinei Evaldo Batista, porta-voz da Diocese de São José dos Campos e Reitor do Seminário Teológico Santa Teresinha, reitera que a Sexta-feira Santa deve ser um dia marcado pelo silêncio dos fiéis, em respeito ao sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Porém, apesar de não celebrar missas, a igreja faz a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, onde são lidos textos e passagens bíblicas e adoração de Jesus, na cruz, onde deu sua vida pelos fiéis, segundo a fé católica. 

“A cruz como tal é só um objeto, mas um objeto transformado em instrumento de amor, de salvação, ao ser assumida por Jesus na sua paixão, no seu sofrimento, na sua morte. Por isso nós adoramos a cruz, na verdade, adorando o crucificado, aquele que está nela por nós”, conta o padre.

ANTIGA TRADIÇÃO: 

Conforme o padre Edinei, a Igreja Católica mantém uma antiga tradição de não realizar a celebração da Eucaristia na Sexta-feira Santa, uma prática que remonta ao quarto século da era do cristianismo.

“Antes disso não temos notícia do que se fazia na Sexta-feira Santa, porque, na verdade nos inícios do cristianismo se celebrava com ênfase, na Páscoa, a ressurreição de Jesus no domingo de Páscoa, desde já a noite anterior, com a Vigília Pascal”, finaliza o padre. 

Publicidade

Fonte: Meio Norte

Facebook

MAIS ACESSADAS