Connect with us

Alegrete do Piauí

Aração contempla 343 agricultores e mais de 3.400 tarefas de terra em Alegrete

Publicado

em

A gestão “Juntos somos mais fortes” da prefeita Lilian Alencar (PT), beneficiou neste ano de 2022, a agricultura familiar com a aração de terras em uma área equivalente a 3.432 tarefas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, através do secretário Júnior Sousa, ao todo foram beneficiados 343 produtores rurais.

O programa de aração de terras foi desenvolvido ainda gestão do ex-prefeito Márcio Alencar (PT) e com a preocupação de otimizar a produção agrícola, a gestão da prefeita Lilian deu continuidade.

“É um projeto muito bom que foi implantado na gestão do meu sobrinho Marcinho e que ajuda em muito os agricultores trabalharem suas terras na aração com trator. Isso facilita demais porque se fosse como antigamente que a aração era de tração animal demorava muito. Hoje com trator otimiza muito os trabalhos e agiliza o processo de plantio”, destaca a prefeita de Alegrete do Piauí.

O ex-prefeito, Márcio Alencar, atual secretário de Finanças, disse que é uma ação em prol do homem do campo que muito contribui para a produção na agricultura familiar.

“Uma ação bem pensada que coloquei em prática para ajudar o trabalhador do campo. O agricultor que está na labuta para tirar o que comer, diariamente, merece muitos incentivos. A aração com trator facilita demais os trabalhos, diferente de anos atrás que era feito através da aração com animal. Se em um quadro de terra o trabalhador levava um dia inteiro para concluir a aração, agora com trator o tempo é de 3 ou quatro horas mais ou menos”, destacou o ex-prefeito Márcio Alencar.

Sobre o trabalho de aração, o secretário de Agricultura, Júnior Sousa, vê a ação com bons olhos e destaca que esse apoio facilita muito o labor rural.

Publicidade

“Fico feliz com e essa ação e abracei esse trabalho que começou na gestão do Márcio. Agora segue na gestão da Lila em que nós também ficamos felizes com os agricultores que se alegram com a safra que vão tirar, através de um um apoio que vem sido dado a esse pessoal. Então é um trabalho pioneiro que começou aí no no mandato do Márcio e hoje segue o mandato da prefeita Lila com todo o apoio dado ao agricultor e que todos possam tirar o sustento da terra e que outros anos com certeza vai ter terra arada para todos e que tenham um bom inverno”, comentou Júnior Sousa.

No vídeo abaixo os agricultores Luís Félix e Raimundo da Ilda, que estão em suas terras beneficiadas com aração agradecem pela iniciativa.

Buscando o fortalecimento da agricultura familiar do município de Alegrete do Piauí, no ano passado, a prefeita Lilian Alencar, recebeu em Teresina, um caminhão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para o seu município, situado a 383 km da capital.

O caminhão foi adquirido através do Governo do Estado, por meio de parceria da SAF/PI, com o Ministério da Cidadania, fruto de uma indicação da deputada federal Rejane Dias (PT). A aquisição do veículo tem a finalidade de auxiliar pequenos produtores rurais de Alegrete na aquisição e distribuição de alimentos e produtos da agricultura familiar.

Facebook

MAIS ACESSADAS