Connect with us

Alegrete do Piauí

Panfletagem, visitas às escolas e mobilização nas vias públicas marcam a Campanha Maio Laranja em Alegrete

Publicado

em

A nível nacional, o dia 18 de maio é dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o 18 de maio é o dia D da Camapanha Maio Laranja, que visa mobilizar, sensibilizar e conscientizar a população sobre estas violações sexuais.

Aderindo à campanha, a Prefeitura Municipal de Alegrete (gerida pela prefeita Lilian Alencar) juntamente com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar e o Centro de Referência em Assistência Social- CRAS, promoveram dois dias de ações de intervenção alusivas à campanha Maio Laranja.

Na quarta-feira (18), na sede do município houve uma mobilização nas vias públicas com carro de som, visitas às escolas municipais e estaduais e visitas aos órgãos públicos para a colagem de cartazes e orientação para a população.

As visitas foram realizadas pela secretária da Assistência Social, Ariane Santos e pela equipe do Conselho Tutelar. A equipe conversava com as crianças e adolescentes orientando-as e explicando o intuito da campanha, afim de que elas entendessem como é uma situação de violação de seus direitos e como se protegerem e fazerem uma denúncia em canais anônimos.

Na quinta-feira (19), a mobilização em via pública voltou a acontecer. Foram feitas visitas nas escolas da zona rural de Alegrete e os adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- SCFV participaram de um momento de orientação.

A secretária de Assitência Social, Ariane Santos explica o motivo da escolha destas estratégias de mobilização no município.

“O trabalho em Alegrete este ano foi voltado para ações de informações mais concisas, ou seja, optamos em ir até o público ao invés de fazer uma palestra coletiva nas escolas. Então, nós fomos de sala em sala, fizemos a visita individual ao Serviço de Convivência para realmente fazermos um trabalho de intervenção que pudesse expressar melhor o significado da campanha. E dessa forma, com certeza tivemos mais êxito do que em ações coletivas. Então este ano a missão foi sensibilizar diretamente as crianças e adolescentes”.

A presidente do Conselho Tutelar, Suzana Ramos destacou o trabalho feito pelo órgão frente a situações de desrespeito à integridade do público infanto-juvenil.

“O Conselho Tutelar é um órgão de proteção e é responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, o Conselho recebe a denúncia e à partir de então averiguamos e encaminhamos para os órgãos competentes, como a Polícia, a Assistência Social e o Ministério Público. É com imensa responsabilidade que levantamos a bandeira da campanha Maio Laranja, que neste ano completa 22 anos de luta e militância. O 18 de maio é o dia D, mas é necessário que as ações de conscientização em combate continuem o ano todo”.

Durante os dois dias de ações, participaram, a prefeita Lilian Alencar, o secretário de saúde, Walter Filho, a secretária de assistência social, Ariane Santos e as equipes do CRAS e do Conselho Tutelar.

Veja mais imagens:

Facebook

MAIS ACESSADAS