Connect with us

MUNICÍPIOS

Em Vila Nova, 12ª Conferência Municipal de Assistência Social discute estratégias de garantia dos direitos socioassistenciais

Publicado

em

A Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social, realizou nesta terça-feira (14), no Ponto de Cultura “Cidade Poesia”, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social.

 O evento tem como objetivo analisar, avaliar e definir estratégias e diretrizes à Política de Assistência Social, de forma que os direitos socioassistenciais adquiridos sejam garantidos sempre.

Neste ano é o tema trabalhado é “Direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

Cinco eixos foram trabalhados dentro da temática central na palestra Magna ministrada pela conferencista, Ariane Santos, que é secretária de Assistência Social de Alegrete do Piauí e especialista em elaboração de projetos sociais e políticas públicas.

No eixo 1 foi abordado a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades; 

O eixo 2, discorreu sobre o financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;

No eixo 3, foi tratado sobre controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;

Publicidade

A abordagem do eixo 4, tratou a respeito da gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social. 

Na explanação do eixo 5 foi trabalhado a atuação do SUAS em situações de calamidade pública e emergências.

O evento foi aberto pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Cleide Leal. “Sabemos que as conferências nas três esferas de governo é de fundamental importância. Nós como trabalhadores do SUAS não podemos concordar com os desmontes dos direitos sociais”, falou.

“Acredito que a conferência é um momento ímpar, que podemos avançar. Vivenciamos momentos dificultosos com a pandemia que nos trouxe muitos prejuízos, assim como a redução das equipes, dos recursos, dificuldades para realização dos serviços, mas nós na condição de sociedade e poder público, trabalhadores do SUAS, não podemos deixar de acreditar que ainda podemos avançar. Esse é um momento crucial que ainda podemos discutir estratégias e propostas para que as políticas públicas na área da Assistência Social venham acontecer”, destacou Cleide declarando a abertura oficial do evento.

A secretária de Assistência Social, Ana Carolina, fez suas saudações ao público e também destacou o apoio do prefeito Edilson Brito em todas as ações.

“É um tema bem difícil de se trabalhar quando falamos em desigualdade […] vamos sempre lutar. Aqui com certeza fazemos nossa parte. O estado ainda é faltoso com os recursos financeiros. Sem as finanças fica difícil de se mover, mas aqui nós tentamos fazer com apoio do nosso prefeito tudo aquilo que está dentro da assistência. Essa conferência não é individual. Ela traz a saúde, educação e todos os segmentos”, disse.

Vereador Flávio Sousa, presidente da Câmara Municipal destaca que a conferência é um momento de discussão necessário para melhorar os sistema da Assistência Social.

“Vamos tentar elevar o máximo a discussão e ver os eixos que têm que ser seguidos para melhorar esse sistema futuro tanto no nosso município como no nosso Piauí e no Brasil”, pontuou

 O prefeito Edilson Brito, ao fazer saudações à mesa de honra e aos demais presentes enfatizou a importância da conferência.

Publicidade

“Hoje é um dia muito importante para o município de Vila Nova poque é onde vão traçar metas e vão fazer as ações que devem ser planejadas e trabalhadas dentro da secretaria com a população de Vila Nova, os grupos sociais que fazem parte do município, e que realizem essas ações para podermos executar junto com as secretarias essas atividades. O poder municipal sempre apoia e vai apoiar todas as ações da assistência social”, afirmou o prefeito parabenizando a Secretaria de Assistência Social pelo trabalho desenvolvido.  

Após a palestra Magna foram realizados os debates, a formação das propostas. Foram na ocasião escolhidos os delegados para participarem da Conferência Estadual. São eles: Antônia Maria (representando a Educação Municipal); Dona Inês (usuária da política de assistência social e representante do grupo de idosos Flor do Sertão); Cleide Leal (representante do SUAS); Jenicleide Alaíde (representante da sociedade civil), Eliésia, Josilany e Edmar.

Grupos discutem melhorias das políticas públicas

Além do prefeito Edilson, da primeira-dama Ana Carolina e das demais presenças já citadas, a conferência foi prestigia pela vereadora Irmã Eliésia; a presidente do Conselho Tutelar, Elizângela Silva; o ex-prefeito Totonho; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a secretária de Administração, Edinete Brito; a psicóloga, Vanessa Macedo; a  assistente social do CRAS, Alexsandra Modesto, e demais colaboradores da SMAS.

A 12ª Conferência em Vila Nova foi organizada pelas assistentes sociais Alexandra e Cleide; Ana Carolina (secretária e primeira-dama); Vanessa Macedo (psicóloga), Josilany (coordenadora do CRAS), Franklimária e Elisândia (coordenadora e entrevistadora do PBF, respectivamente), Kedjanes (Auxiliar administrativa), Janaina Cardoso (coordenador do SCFV); e os auxiliares de serviços gerais, Dayane, Wilk, e Maurina.

Facebook

MAIS ACESSADAS